Uma visão da antropologia da semiperiferia canadense
Resumo
Este artigo compara a antropologia canadense, em particular a da Columbia Britânica, e a brasileira, com o objetivo de analisar o modo como elas se relacionam com as atuais lutas políticas dos povos indígenas nestes contextos. Começo argumentando que, apesar de um posicionamento semiperiférico do Canadá em relação aos Estados Unidos e a outros centros de teorização acadêmica e treinamento de professores e pesquisadores, há uma história distinta da prática da antropologia na Colúmbia Britânica, baseada em uma abordagem dialógica e situada localmente. Os antropólogos brasileiros e da Colúmbia Britânica têm em comum o fato de já terem passado pelos estudos sobre aculturação, etnicidade e fricção interétnica para novas e mais recentes abordagens, onde enfatizarei os fatores que as influenciaram e deram forma. Usando exemplos do meu próprio Departamento de Antropologia na Universidade da Colúmbia Britânica e minha própria prática, aponto para diferenças significativas na posição política dos indígenas nos dois países, e nos sistemas jurídicos nacionais para, consequentemente, indicar como os antropólogos trabalham com os indígenas e teorizam sobre suas interações. O papel dos antropólogos como peritos em litígios indígenas é estruturado de maneira diferente no Brasil e na Colúmbia Britânica, possibilitando uma conexão profunda e de longo prazo entre antropólogos e povos indígenas. Observo que a antropologia sociocultural na Colúmbia Britânica, ao contrário do Brasil, está ligada à arqueologia e à antropologia biológica no trabalho com os indígenas, o que molda as questões de interação e pesquisa.Referências
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