Profanar o sagrado, sacralizar o profano
Resumo
No presente relato apresento reflexões sobre uma série de apresentações da performance Mitoprofânica, um solo criado dentro do projeto Performances do Parto, que faz parte da pesquisa prática da dissertação de mestrado “Ecos do Arcaico – narrativas contemporâneas de parto para um novo nascer”, de minha autoria (pela UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina). A encenação foi criada para ser apresentada em eventos e coletivos que lidam com temáticas do nascimento no Brasil; tece uma trama dupla com um dos mitos de Deméter - deusa grega que sintetiza aspectos de poder do feminino - e a narrativa de um parto real, para abordar o assunto da violência obstétrica. A partir dos desdobramentos dialógicos dos públicos participantes nas referidas apresentações, busco situar quais caminhos esta encenação pode percorrer para ser utilizada como ferramenta poética detonadora de diálogos, novas narrativas e reflexões a respeito do atendimento às gestantes e mães no sistema de saúde brasileiro.Referências
THAIN, Alanna. Affective Commotion Minding the Gaps in Research-Creation. In Inflexions – a journal for research creation. No 1 (May, 2008); trad. minha. Disponível em http://www.inflexions.org/n1_thainhtml.html---
AGAMBEN, Giorgio. Elogio da Profanação. In Profanações. São Paulo: Boitempo, 2001.
EISLER, Riane. O Cálice e a Espada - Nosso passado, nosso futuro. Tradução de Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Athena, 2007.
MANNING, Erin. Wondering the World Directly, or How Movement Outruns the Subject. Sage Journals, October 6, 2014. Disponível em https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1357034X14546357?journalCode=boda. Acesso em setembro de 2017.
_____________. The Minor Gesture. 1. ed. Durhan: Duke University Press, 2016.
_____________. Politics of Touch – Sense, Movement, Sovereignty. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2007.
ODENT, Michel. Pode a Humanidade Sobreviver à Medicina? Tradução de Izabel Aleixo Laura Uplinger. 1. ed. Rio de Janeiro: Instituto Michel Odent, 2016.
WALKER, Barbara G. The Woman’s Encyclopedia of Myths and Secrets. San Francisco: HarperCollins Publishers, 1983, pág. 219.
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores têm preservados os direitos autorais sobre seus textos, mas concedem à revista autorização para primeira publicação, nas versões on line e impressa, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution - CC-BY.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, são de uso gratuito.
Revista Interfaces Brasil/Canadá é licenciado sob uma Licença Creative Commons CC-BY.