Plantação de Bananeira - A atentividade e a imediação como procedimentos de estudo da dança na Escola Básica Municipal Victor Miguel (Florianópolis – SC)
Resumo
Este artigo analisa um projeto de ensino da dança que articulou práticas epesquisas que ocorreram em escolas públicas da cidade de Florianópolis. Com atençãoà prática da improvisação em dança, o estudo tem apetite por Pedagogias Radicais, arterelacional e atentividade na performance. Além disso, abre caminho para a investigaçãode formas de participação e condução de processos criativos: o que é a imediaçãono processo de aprendizagem da dança? A imediação pode ser como apontar outrocaminho, onde o sensível e a polifonia dos afetos engendrados na experiência estãoem jogo; onde prevalece a diversidade presente nos acontecimentos convidando aconstelação de corpos a criar a partir dela ao invés de reiterar parâmetros regulatóriosinerentes ao regime normativo da instituição escolar. Essa preocupação surge davontade de criação de campos de estudo da dança em sua verve atual e relacional, paraque possam ser ativados poderes ainda não atualizados de forma dançada, conectando amemória do passado com a vida em que nós gostaríamos de ser coletivamente. PlantarBananeira é uma proposta de reativação do ânimo para que a vida seja criada em camposradicalmente diversos.Downloads
Referências
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