Publicações sonoras: entre processos de escuta e participação
Palavras-chave:
Arte sonora, Publicação sonora, Processos de escuta, Participação.
Resumo
O texto propõe reflexões sobre processos de desdobramentos de publicações sonoras em instalações, proposições e ações sonoras, ou vice-versa, em que a partir de intervenções, ações e instalações sonoras são produzidas publicações sonoras, envolvendo diferentes processos de escuta, entre o infra-ordinário e uma escuta infra-mince, entre o lugar de escuta de espaços sonoros fronteiriços, que pressupõe trânsitos entre contextos e falas atravessadas, pensando-se e praticando-se a escuta como situação, campo e espaço de participação. Deste modo, são investigadas as publicações e projetos sonoros The Sonic Body: Figures 1-12 (2011), de Brandon LaBelle, Crackers (2001) de Christof Migone, Horizontal Radio (1995), proposta pela ONF, bem como os processos de construção dos projetos e das publicações Como falar entre fronteiras (2015), da autora 1, Panquecas fantasmáticas e FORA [DO AR] (2004), da autora 2. Dialogando com estas reflexões, abordam-se relações com autores e autoras como José Iges, Walter Zanini, Brandon LaBelle, David Toop, Sabine Breitsameter e Gale Joseph-Hunter.
Publicado
2019-05-28
Edição
Seção
Dossiê A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores têm preservados os direitos autorais sobre seus textos, mas concedem à revista autorização para primeira publicação, nas versões on line e impressa, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution - CC-BY.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, são de uso gratuito.
Revista Interfaces Brasil/Canadá é licenciado sob uma Licença Creative Commons CC-BY.