Hibridação linguístico-cultural e transmissão do legado familiar em La dot de Sara, de Marie-Célie Agnant
Resumo
Marie-Célie Agnant, escritora quebequense, nascida em Port-au-Prince, no Haiti, é autora de romances, contos, poesia e literatura destinada a infância e adolescência. O seu primeiro romance, La dot de Sara (1995, a autora inspira-se em relatos de avós haitianas no âmbito de uma pesquisa sociológica de que fez parte, mas ao mesmo tempo traz elementos autobiográficos. O romance revela o hibridismo linguístico e cultural nas Américas, decorrentes dos movimentos migratórios. A narradora Marianna deixa o Haiti para cuidar por uns meses da neta Sara, recém-nascida, a pedido de sua filha Giselle, mas acaba por ficar 20 anos. A narrativa expõe as dificuldades de inserção Marianna no país de acolhida, bem como a forma como vai transmitindo à neta Sara a herança familiar e a língua créole, à medida que ela cresce: eis o dote da Avó. Trata-se, assim, de narrativa migrante e de filiação, que revela a herança cultural e familiar, transmitida de uma geração a outra, de uma língua a outra.Downloads
Referências
REFERÊNCIAS:
AGNANT, Marie-Célie. La dot de Sara. Montreal: Remue-Ménage, 2011. (Mémoire d’Encrier).
BERND, Zilá. Por uma estética de vestígios memoriais. Releitura da literatura contemporânea das Américas a partir dos rastros. Belo Horizonte: Fino Traço, 2013.
BOUCHER, Colette. ‘L’effet parole chez Maria-Célie Agnant. In: BOUCHER, Colette & SPEAR, Thomas C. Paroles et silences chez Marie-Célie Agnant. Paris: Karthala, 2013.
CANCLINI, Néstor García.Cuturas híbridas. São Paulo: EDUSP, 2006. (Ensaios Latino-americanos, 1)
HALDEMANN, Verena. Posface. In: AGNANT, Marie-Célie. La dot de Sara. Les Éditions Remue-Ménage, 2002
MUXEL, Anne. Individu et mémoire familiale. Paris: Hachette, 2007 (Pluriel).
OUELLET, Pierre. L’esprit migrateur. Essai sur le non-sens commun. Montréal (Canada): VLB Éditeur, 2005.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Texto, crítica, escritura. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
VIART, Dominique. Récits de filiation. In: VIART, D. & VÉRCIER, B. La littérature française au présent. Paris: Bordas, 2005.
VIART, D. “Le roman français contemporain”. In: http://www.universalis.fr/encyclopedie/roman-le-roman-français-contemporain, consultada em 28/11/2019.
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores têm preservados os direitos autorais sobre seus textos, mas concedem à revista autorização para primeira publicação, nas versões on line e impressa, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution - CC-BY.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, são de uso gratuito.
Revista Interfaces Brasil/Canadá é licenciado sob uma Licença Creative Commons CC-BY.