Entrecruzamentos de histórias: Brasil/Canadá – as ressignificações ficcionais sobre a inserção da mulher branca europeia na América pelos programas Órfãs d’el-rei e Les Filles du roi

Palavras-chave: Literatura brasileira. Literatura canadense. Romance histórico contemporâneo de mediação. Desmundo (1996). Bride of New France (2013).

Resumo

Com base nos eventos históricos do programa de casamento Órfãs d’el-rei, colocado em prática pelo império português para suas colônias ultramarinas em desenvolvimento no “Novo Mundo”, os atuais Brasil e Índia, nos séculos XVI e XVII, e do programa Les Filles du roi, instituído pelo império francês para uma de suas colônias ultramarina, a Nova França, o atual Canadá, no século XVII, o presente estudo revisita os primórdios da colonização brasileira e canadense por meio das obras literárias Desmundo (1996), de Ana Miranda, e Bride of New France ([2011] 2013), de Suzanne Desrochers. A partir da ótica feminina das protagonistas desses romances, Oribela do Mendo Curvo e Laure Beauséjour, buscamos apresentar uma análise comparativa sobre como se deu o processo de inserção dessas jovens destinadas ao casamento com colonizadores desconhecidos, cujo objetivo era unirem-se em matrimônio, serem boas mães e ótimas esposas, alavancando o processo populacional dessas colônias. Além disso, evidenciamos suas percepções desse “Novo Mundo”, que se estabelecia com base em normas da cultura branca cristã europeia, bem como o processo de adaptação nessas terras em desbravamento em consequência de seus matrimônios. Assim sendo, esse artigo destaca personagens marginalizadas dentro de romances híbridos de história e ficção com o intuito de revisitar a história dessas jovens que se arriscaram em prol desses programas com o intuito de uma vida melhor. Por isso, contamos com o aporte teórico de Mata Induráin (1995), Márquez Rodríguez (1996), Sharpe ([1991] 2011), Fleck (2017), entre outros. 

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Biografia do Autor

Beatrice Uber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, campus de Cascavel.
Graduada em Letras Português e Inglês e suas respectivas literaturas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2013).Especialista na área de Língua Inglesa: Estudos Linguísticos, Literários e Culturais pelo Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz (2016).Mestrado em Letras, Área de concentração: Linguagem e Sociedade, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2016-2017).Doutoranda na área de Linguagem Literária e Interfaces Sociais: Estudos Comparados e Literatura pela Unioeste, campus de Cascavel. Integrante do grupo de pesquisa “Ressignificações do passado na América Latina: leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”, liderado pelo Prof. Dr. Gilmei Francisco Fleck.Colaboradora do projeto de extensão “Estudos das teorias contemporâneas de análise literária”, vinculado ao PELCA – Programa de Ensino de Literatura e Cultura/PROEX-Unioeste-Cascavel. E-mail: bea_uber@hotmail.comResearch id:AAE-9636-2021Orcid: 0000-0002-7061-4986
Gilmei Francisco Fleck, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, campus de Cascavel.
Possui Pós-doutorado (2015) em Literatura Comparada e Tradução, pela Universidade de Vigo-UVigo-Espanha, com Bolsa da CAPES; Mestrado (2005) e Doutorado (2008) em Letras, pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/ Assis. Atualmente, é Professor de Literaturas Hispânicas e Cultura Hispânica na graduação em Letras da Unioeste, campus de Cascavel-PR. Atua também no Programa de Pós-Graduação acadêmico em Letras da instituição, na área de Literatura Comparada e Tradução, e no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional-Profletras na área de Literatura Infantil e Juvenil, sendo coordenador do Programa nos biênio 2017-2019; 2019-2021. Suas atuações dão ênfase aos estudos latino-americanos de Literatura Comparada, de Cultura Hispânica e à Tradução como vias de relação entre as diferentes culturas, tendo a formação do leitor como um dos eixos essenciais de suas pesquisas. Nesse contexto, é especialista em estudo do romance histórico, escrita híbrida que ele considera, junto a sua leitura, umas das principais vias de descolonização para o cidadão latino-americano. Na área da Tradução, busca dedicar-se aos estudos e à prática tradutória de obras relevantes da história da Literatura Latino-americana, em língua espanhola, ignoradas ou desconhecidas de grande parte da população brasileira. Nesse sentido, coordena um projeto de prática experimental de tradução literária, o Literatório. É, também, coordenador do Programa de Extensão PELCA: Programa de Ensino de Literatura e Cultura na instituição onde é docente. É líder do Grupo de Pesquisa Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção vias para a descolonização, cadastrado no diretório de Grupos de Pesquisa Lattes CNPq. UNIOESTE. ORCID ID https://orcid.org/0000-4228-2566 Researcher ID: U-4727-201

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Publicado
2021-10-30
Seção
Dossiê Interfaces Brasil-Canadá: 20 anos de estudos canadenses no Brasil