Américanité: les transferts du concept.
Resumo
O sistema educacional canadense completa quase quatrocentos anos de evolução. De fato, é nos fundos públicos que as instituições de ensino canadenses têm o seu provedor-mor. O financiamento, particularmente no que tange às universidades, já enfrenta inquietantes dilemas, em nível de macro e micro investimentos. No atual cenário econômico, as universidades estão suportando fortes embates. Novos paradigmas de gestão parecem aplicar-se inevitavelmente. Para um país habituado ao modelo de sistemas públicos, como o Canadá, questões em torno da sustentabilidade do financiamento da educação, particularmente a superior, têm motivado grandes discussões e acalorados debates. Vejamos, a seguir, o que está ocorrendo.Abstract: The educational system in Canada has been evoluing over almost four centuries. As a matter of fact, the Canadian institutions are heavily supported by public funds. The university funding system, in particular, is facing disquieting dilemmas concerning investments, at the macro and micro-level as well. In the actual economic setting, universities are facing stronger impacts. New paradigms for the university management seem to be inevitably applicable. For a country used to the public system model, like Canada, concerns around the sustainability of the educational funding, particularly for H.Ed., have been motivating big discussions and hot debates. Following, we show what is on the spot.
Publicado
2015-10-20
Edição
Seção
Artigos
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores têm preservados os direitos autorais sobre seus textos, mas concedem à revista autorização para primeira publicação, nas versões on line e impressa, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution - CC-BY.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, são de uso gratuito.
Revista Interfaces Brasil/Canadá é licenciado sob uma Licença Creative Commons CC-BY.