ESCale - environnement de formation professionnelle technique assistée par ordinateur: une expérience pilote menée au Québec
Resumo
ESCale é um ambiente aberto e informatizado de formação profissional que obedece ao princípio de que o elemento mais qualificado para uma certa tarefa, seja ele humano, material ou software é o responsável por conduzir a relação educativa. Dois eixos condicionam a ação pedagógica do ambiente: uma estruturação conceitual, sistêmica e técnico-científica dos saberes do professor e uma abordagem pedagógica centrada no aluno. Experimentações parciais confirmaram a adequação e a pertinência do ambiente ESCale.Résumé: ESCale est un environnement ouvert de formation professionnelle technique assistée par ordinateur. Il obéit au principe que l’élément de l’environnement le plus qualifié pour une tâche donnée, qu’il soit humain, matériel ou logiciel, est responsable de la mener à bien mais que l’autorité ultime est celle de l’enseignant. Deux axes conditionnent son action pédagogique : une structuration conceptuelle, systémique et technoscientifique des savoirs d’enseignement et une approche pédagogique centrée sur l’apprenant. Des expérimentations partielles ont confirmé le bien-fondé et la pertinence de l’environnement.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-10-20
Edição
Seção
Artigos
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores têm preservados os direitos autorais sobre seus textos, mas concedem à revista autorização para primeira publicação, nas versões on line e impressa, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution - CC-BY.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, são de uso gratuito.
Revista Interfaces Brasil/Canadá é licenciado sob uma Licença Creative Commons CC-BY.