Brésil/Canada: perspectives transnationales et intersections culturelles

  • Claire Roberge

Resumo

 A partir de uma análise de entrevistas e pesquisa de campo, evidenciamos a alteridade operacionalizada na fase de elaboração de uma rede de cooperação no seio de um acordo institucional. Seis instituições em seis países (Brasil, Canadá, Costa-Rica, Chile, Ilhas Maurício, Senegal) desenvolvem uma rede de conhecimentos em termos de continentes e conteúdos para a formação a distância. Analisamos como essa prática não apenas permite rever a noção de digital divide via a apropriação de tecnologias e o reconhecimento de visões sociais diversificadas e locais, mas contribui para uma experiência compartilhada, que pratica e exprime uma nova articulação de especulação nas novas economias, situando assim as contribuições pós-coloniais singularizadas pelos países implicados (investimento pelas alteridades e repercussões locais).Résumé: À partir d’une analyse de terrain, nous mettons en évidence l’altérité opérationnalisée d’une mise en phase d’un réseau de coopération au sein d’un partenariat institutionnel. Six institutions dans six pays (Brésil, Canada, Costa-Rica, Chili, Île Maurice, Sénégal) développent un réseau de connaissance en termes de contenant(s) et de contenu(s) pour la formation à distance. Nous analysons comment cette pratique non seulement permet de revoir la notion de digital divide via l’appropriation de technologies et la reconnaissance de visions sociales diversifiées et locales, mais contribue à une expertise partagée pratiquant et exprimant une nouvelle articulation de coopération dans les nouvelles économies, situant ainsi les contríbutions postcoloniales singularisées des pays impliqués (investissement par les altérités et répercussions locales).
Publicado
2015-10-26
Seção
Artigos