Cenas de Partida: um ensaio de análise da iconografia
Resumo
Este ensaio retoma os estudos que realizei anteriormente em 1998 e 2002 sobre a iconografia das cenas de partida nos vasos áticos de figuras vermelhas, voltando a atenção para três ânforas de figuras negras, datadas de 550-500 a.C. Trata-se utilizar e ao mesmo tempo discutir a abordagem semiótica e iconológica da imagem para o caso particular da iconografia dos vasos áticos, propondo uma hipótese sobre as cenas de partida e seu contexto de produção, recepção e consumo, relacionando a busca de uma interpretação das cenas a uma explicação que retorne ao contexto social e cultural em que se produzem diversas possibilidades e motivações para o uso e consumo desses vasos pintados. Defendo, em primeiro lugar, que as cenas de partida do guerreiro integravam uma série percebida como tal em seu próprio tempo; e em segundo lugar, que essas cenas precisam ser compreendidas como explorações visuais de um ritual — não necessariamente "real" — que dizia respeito a uma relação da família com a guerra e a comunidade que enfatizava as classes de idade masculinas da efebia e da atividade hoplítica.Referências
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