Letramentos Digitais: uma análise comparativa de formação continuada de professores no Brasil e no Canadá
Resumo
No constante fluxo de padrões migratórios globais, mudanças de fronteiras, transletramentos e alterações “cross-culturais”, tecnologias digitais adicionam certas complexidades ao crescentemente complicado e em processo de mudança contexto educacional. Professores em serviço lutam contra os desafios do letramento digital ao lidarem com a tecnologia, modificando paradigmas da relação professor-aluno e suas próprias filosofias pedagógicas. No contexto do Projeto de Troca de Conhecimento Brasil-Canadá e fazendo uso de um estudo de caso, este artigo foca-se numa análise comparativa de letramentos digitais entre professores canadenses e brasileiros em serviço. Ainda, elabora conceitos de letramento digital e tece considerações acerca de colaborações mutuamente inclusivas em contextos múltiplos, locais e globais. Tomando como base pesquisa bibliográfica mas também levando em conta dados empíricos coletados por meio de dois diferentes estudos de caso no Brasil e no Canadá, o artigo analisa a formação de professores em serviço com foco específico em educação tecnológica. Os principais resultados sugerem que as formações de professores inicial e continuada deveriam incluir letramentos digitais como parte dos seus programas. Ainda, sugerem que esses programas poderiam adotar um viés crítico, o que pode auxiliar tais práticas, de forma que elas sejam entendidas como práticas sociais em mudança.Referências
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