Cruzamentos e tensões: mestiçagens na arte contemporânea no Brasil e no Canadá.
Resumo
O texto aborda obras de artistas do Canadá e do Brasil que propõem novos cruzamentos geradores de tensões no interior de seus sistemas de signos. O estudo privilegiou duas problemáticas: as obras que se estruturam como cartografias, imaginárias e críticas que abrem ao mais-além constituído pela utopia, e as obras nas quais o som predomina sobre o visual, provocando uma abertura dos limites deste último. As tensões criadas nessas duas modalidades de obras carregam nelas próprias os princípios das mestiçagens, o que provoca a necessidade de criação de novos paradigmas para o campo da arte contemporânea. Résumé: Ce texte aborde des oeuvres d’artistes du Canada et du Brésil, qui proposent de nouveaux croisements générateurs de tensions à l’intérieur de leurs systèmes de signes. L’étude a privilégié deux problématiques: les oeuvres qui sont structurées comme des cartographies, imaginaires et critiques, qui ouvrent à l’au-delà constitué par l’utopie; et les oeuvres où le son prédomine sur le visuel, en provoquant une ouverture des limites de ce dernier. Les tensions créées dans ces deux modalités d’oeuvres portent en elles-mêmes, des principes des métissages, ce qui provoque le besoin de création de nouveaux paradigmes pour le champs de l’art contemporain.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-11-12
Edição
Seção
Artigos
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores têm preservados os direitos autorais sobre seus textos, mas concedem à revista autorização para primeira publicação, nas versões on line e impressa, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution - CC-BY.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, são de uso gratuito.
Revista Interfaces Brasil/Canadá é licenciado sob uma Licença Creative Commons CC-BY.