Regional museums of Canada: city – museum – education.
Resumo
Este artigo resume os resultados da investigação feita nos museus de Canadá. Empreende o estudo e a análise de museus regionais, neste caso da Colúmbia Britânica, relacionando a estrutura arquitetônica e o conteúdo museístico à cidade e à região em que estão inseridos e com a sociedade a que estão dirigidos, com os programas de educação como seu fundamento essencial. A missão geral é conhecer e interpretar esses museus importantes no âmbito nacional e internacional, uma vez que são as instituições que resolveram com sucesso a relação cidade-museu-educação, transmitindo o multiculturalismo e as particularidades locais das diferentes regiões do Canadá. Outros objetivos são transmitir a identidade canadense através dos produtos de sua cultura contemporânea e difundir os resultados da investigação em publicações e conferências na Argentina, Brasil e outros países da América Latina, para promover o desenvolvimento de estudos comparados, de reflexões, de intercâmbios e de aplicações concretas possíveis em nossas regiões. Abstract: This article proposes the study and analysis of Canadian regional museums in British Columbia, relating the architectonic container and the museum contents to the cities they are inserted in and to education, a relation that constitutes the essential basis of a museum as an institution. The objective is to get to know and interpret these museums – important landmarks at the national and international level – in order to contribute to a more widely spread knowledge of them. This is important since they are institutions that have successfully resolved the relation city-museum-education, by transmitting multiculturalism and characteristic local traits. Other objectives are to disseminate Canadian identity through the products of its contemporary culture; and to disseminate the results of the original research through publications and lectures in Argentina, Brazil and other Latin American countries so as to contribute to the development of comparative studies, reflection, interchange and possible concrete applications in these places.
Publicado
2012-11-09
Edição
Seção
Artigos
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores têm preservados os direitos autorais sobre seus textos, mas concedem à revista autorização para primeira publicação, nas versões on line e impressa, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution - CC-BY.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, são de uso gratuito.
Revista Interfaces Brasil/Canadá é licenciado sob uma Licença Creative Commons CC-BY.