Gestão cultural: o desafio da sustentabilidade e a alternativa dos fundos de endowment. Uma análise do caso brasileiro à luz da experiência canadense
Palavras-chave:
endowments, instituições, gestão cultural, custos de transação
Resumo
O presente artigo analisa as razões pelas quais não se vicejou, no contexto da gestão de das instituições culturais brasileiras, uma ativa cultura de filantropia individual e de constituição de fundos de endowments, tão presentes e relevantes para o financiamento e para estabilidade institucional das organizações culturais no Canadá e nos Estados Unidos. O artigo procura compreender o sistema de organização cultural adotado no Brasil, historicamente, bem como lançar luz sobre suas transformações mais recentes. Busca argumentar sobre os desafios que envolvem a criação de uma cultura voltada à sustentabilidade financeira de nossas organizações culturais, analisando experiências brasileiras recentes. O artigo também analisa a experiência inovadora da Ontário Arts Foundation, da Província de Ontário, no Canadá, refletindo sobre como esta experiência pode ser útil ao debate de políticas públicas para a modernização da gestão cultural no Brasil.
Publicado
2012-12-26
Seção
Estudos canadenses comparados
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores têm preservados os direitos autorais sobre seus textos, mas concedem à revista autorização para primeira publicação, nas versões on line e impressa, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution - CC-BY.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, são de uso gratuito.
Revista Interfaces Brasil/Canadá é licenciado sob uma Licença Creative Commons CC-BY.