Poesia Experimental Contemporânea no Canadá e no Brasil: Convergência e Contraste
Resumo
Atualmente estou envolvida na criação da primeira antologia de poesia experimental canadense de língua inglesa a ser publicada no Brasil. O processo de seleção dos autores e dos textos para a antologia, visando a reunir uma coleção que tivesse relevância com o público leitor de poesia no Brasil, revelou convergências e contrastes surpreendentes. Através de uma seleção de exemplos e balizado na conceituação “O que é Contemporâneo?” do filósofo Giorgio Agamben, o presente ensaio explora como poetas experimentais em ambos países se aproximam dos aspectos materiais da poesia, da diversidade de identidades (indígena, imigrante), da oralidade, e de preocupações ambientais.Referências
AGAMBEN, Giorgio. “What is the Contemporary?” What is an Apparatus? Translated
by David Kishik and Stefan Pedatella. Stanford: Stanford U P, 2009.
ALMINO, João. Foreword. Palmer, Michael, Bonvicino, Régis and Nelson Ascher. Nothing the Sun Could Not Explain: 20 Contemporary Brazilian Poets. Los Angeles: Sun & Moon Press, 1997.
AVASILICHIOAEI, Oana. From “Gossip in the Valley.” Farr, Roger, Ed. Open Text: Canadian Poetry and Poetics in the 21st Century. Vol. 1, North Vancouver: CUE 2008.
BAKER, Marie Annharte. “Mama Sasquatch.” Farr, Roger, Ed. Open Text: Canadian Poetry and Poetics in the 21st Century. Vol. 1, North Vancouver: CUE 2008.
BARBOSA, Maria José Somerlate. "Strategies Of Poetic Language In Afro-Mineiro
Discourses." Luso-Brazilian Review 37.1 (2000): 63-82.
BEAULIEU, Derek A. Fractal Economies. Vancouver: Talon Books, 2006.
BENJAMIN, Walter. "Theses on the Philosophy of History." Illuminations. Trans. Harry Zohn. New York: Schocken Books, 1968.
GRAUER, Lally, and Marie Annharte Baker. "'A Weasel Pops In And Out Of Old Tunes': Exchanging Words." Studies In Canadian Literature/Etudes En Littérature Canadienne 31.1 (2006): 116-127.
GEYER-RYAN, Helga "Counterfactual Artefacts: Walter Benjamin's Philosophy of History." Timms, Edward and David Kelley, Eds. Unreal City: Urban Experience in Modern European Literature and Art. New York: St. Martin's Press, 1985. 66-79.
RAWLINGS, Angela. “Signs of Engenderment,” “Signs of Endangerment,” “Signs of Extinction.” Anand, Madhur and Adam Dickinson, Eds., Regreen: New Canadian Ecological Poetry. Sudbury, Ontario: Your Scrivener Press, 2009.
RISÉRIO, Antonio. “Introduction: On the Gathering of the Flowers of Speech.” Outras praias: 13 poetas brasileiros emergentes/Other Shores: 13 Emerging Brazilian Poets. São Paulo: Iluminuras, 1998. 18-25.
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores têm preservados os direitos autorais sobre seus textos, mas concedem à revista autorização para primeira publicação, nas versões on line e impressa, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution - CC-BY.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, são de uso gratuito.
Revista Interfaces Brasil/Canadá é licenciado sob uma Licença Creative Commons CC-BY.