Projeto Segurança no CampUS: um modelo para engajar jovens e prevenir a violência contra as mulheres em campus de edução pósensino médio no Canadá
Resumo
Faculdades e universidades abrigam mulheres jovens que se situam no maior risco estatístico de sofrer violência baseada em gênero. Assim faz sentido que a administração do campus, provedores de serviços e a polícia universitária unam-se para pensar formas de abordar a violência contra as mulheres no campus. As partes interessadas devem se perguntar: Que preocupações com a segurança as mulheres enfrentam? Que ajuda está disponível para apoiar as mulheres no campus? Que medidas nossas instituições pós-ensino médio estão tomando para prevenir e reduzir a violência contra a mulher no campus? Este trabalho enfoca uma experiência canadense sobre o engajamento de jovens na prevenção da violência contra as mulheres em campus pós-ensino médio. O Projeto Segurança no CampUS foi iniciado pelo Interim Place, uma organização comunitária que oferece abrigo e apoio a mulheres vítimas de abuso, e pela Universidade de Toronto em Mississauga. Os objetivos da CampUS eram de conduzir uma auditoria sobre a segurança no campus; uma pesquisa sobre as experiências das jovens no campus; desenvolver um sistema, um plano de segurança comunitária no campus; implementar uma campanha de educação, conscientização e prevenção da violência; e compartilhar as melhores práticas com outros campus. Neste ensaio compartilho reflexões sobre o que foi aprendido através do Projeto CampUS e destaques que incluem recomendações aplicáveis à prevenção e redução da violência contra jovens mulheres em campus pós-ensino médio em outros locais.Referências
Benn-John, J. (2014) Best Practices Manual: Preventing and Reducing Violence Against Young Women on Post -secondary Campuses, CampUS Safety Project, Interim Place and University of Toronto Mississauga.
Benn-John, J. (2013) A Community Safety Plan For University Of Toronto Mississauga, CampUS Safety Project, Interim Place and University of Toronto Mississauga.
Canadian Federation of Students-Ontario, http://cfsontario.ca/downloads/CFS_factsheet_antiviolence.pdf
Chege, Fatuma (2012). Preventing Violence Against Women Everywhere. A Paper Prepared for an Expert Group Meeting on Prevention of Violence Against Women and Girls (focus on Post-Secondary Institutions) United Nations, Bangkok, Thailand, August 2012.
DeCoito, P. (2013) An Exploratory Study Of Women’s Safety At The University Of Toronto Mississauga: A Gender-Based Analysis, CampUS Safety Project, Interim Place and University of Toronto Mississauga.
Minerson, T., Carolo, H., Dinner, T., & Jones, C. (2011). Engaging Men and Boys to Reduce and
Prevent Gender-Based Violence. Status of Women Canada, (Issue Brief).
Orr, J. (2014). An Evaluation of Campus. CampUS Safety Project, Interim Place and University of Toronto Mississauga.
Status of Women Canada (2013). Gender-Based Analysis Plus. Adapted from http://www.swc-cfc.gc.ca/pol/gba-acs/index-eng.html.
Wane, N.N. (2009). Sexual Violence and HIV/AIDS risks in Kenyan & Ugandan Schools: Social Implications for Education Policy Development. Journal of Contemporary Issues in Education, 4(1), 71-91.
Wane N. N. & Opini, B. (2006). An Exploration of Gendered Violence in Kenyan Schools. Eastern African Journal of Humanities and Sciences, 6(2), 44-66.
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores têm preservados os direitos autorais sobre seus textos, mas concedem à revista autorização para primeira publicação, nas versões on line e impressa, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution - CC-BY.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, são de uso gratuito.
Revista Interfaces Brasil/Canadá é licenciado sob uma Licença Creative Commons CC-BY.