Decolonizing identities: English for Internationalization in a Brazilian University

  • Clarissa Menezes Jordao Departamento de Letras Estrangeiras Modernas - Área de Inglês, Programa de Pós-graduação em Letras - Estudos Linguísticos, Universidade Federal do Paraná

Resumo

In the context of international higher education, the English language can be a burden to scholars and students who do not feel this language belongs to them. When learning English as a foreign language in a country such as Brazil, where I am writing from, such a burden easily becomes a tool of colonization – of mouths and minds. In Brazilian higher education, attempts to use English as a medium of instruction have just started, creating feelings of inadequacy and contributing to construct troubled professional identities. This is the scenario focused on in this text, whose aim is to examine one dimension of an institutional practice established to tackle such feelings and identity constructions from a de-colonized discursive perspective. In order to do this, the text starts by presenting the context in which English becomes a problem, offering a post-structuralist perspective on language as a way to decolonize the identities of Brazilian English-speakers. Then, it focuses on a higher education initiative in Brazil taken at a public university to discuss language issues with Brazilian professors of different areas of knowledge, using English as an International Language as a medium for discussion. 

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Biografia do Autor

Clarissa Menezes Jordao, Departamento de Letras Estrangeiras Modernas - Área de Inglês, Programa de Pós-graduação em Letras - Estudos Linguísticos, Universidade Federal do Paraná
Doutora em Letras - Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana pela USP (2001), mestre em Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Federal do Paraná (1992) e graduada em Letras Português e Inglês pela Universidade Federal do Paraná (1986), realizou pós-doutorados em globalização e estudos culturais na Universidade de Manitoba, em Winnipeg, Canadá (2007), e em formação crítica de professores de línguas no Glendon College, Universidade de York (2013), ambos com bolsa da CAPES. Atualmente é professora de Língua Inglesa e Lingüística Aplicada na Universidade Federal do Paraná, onde coordena o Grupo de Pesquisa Identidade e Leitura da UFPR. Participa também do grupo de pesquisa Novos letramentos, multiletramentos e o ensino de línguas estrangeiras, sediado na USP e liderado pelos Professores Doutores Lynn Mario Trindade Menezes de Souza e Walkyria MonteMór. Tem experiência na área de formação inicial e continuada de professores de línguas estrangeiras, tendo atuado constantemente junto a professores de língua inglesa nas escolas públicas do Paraná. Seus principais interesses de pesquisa giram em torno dos seguintes temas: letramento crítico e ensino de línguas e literaturas estrangeiras; formação de professores de línguas estrangeiras, discurso e identidade; implicações discursivas de noções de desenvolvimento e globalização; práxis pós-estruturalista e pós-colonial especialmente ligada a noções de discurso e representação.

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Publicado
2016-06-18
Seção
Dossier Internacionalização da Educação Superior: Agendas, parcerias e conhecimentos