Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e os desafios da integração perante o racismo contra os/as estudantes africanos/as no Ceará

  • Osmaria Rosa Souza Universidade Católica do Salvador - UCSAL
  • Bas´Ilele Malomalo Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
Palavras-chave: Estudantes africanos. Educação. Internacionalização. Racismo. Integração.

Resumo

A criação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, em 2008, apresentou-se como um sinal de aproximação efetiva entre o Brasil e a África, porém, os/as estudantes africanos/as têm denunciado o racismo presente nas cidades em que vivem, no Maciço do Baturité. O presente trabalho pretende compreender de que maneira as práticas de racismo, preconceito e discriminação se manifestam e quais são as medidas institucionais que essa universidade vem tomando para combatê-las. O texto está fundamentado na pesquisa bibliográfica e na pesquisa documental. O argumento que se defende aqui é que o racismo à brasileira é um impedimento para a realização da integração internacional e da cooperação solidária entre os povos.

Biografia do Autor

Osmaria Rosa Souza, Universidade Católica do Salvador - UCSAL
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Cidadania, integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinares sobre Violência, Democracia, Controle social e Cidadania da Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). 
Bas´Ilele Malomalo, Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
Doutor em Sociologia, docente do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH), líder do Grupo de pesquisa África-Brasil: Produção de conhecimentos, Sociedade civil, Desenvolvimento e Cidadania global da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e membro do Instituto do Desenvolvimento da Diáspora Africana no Brasil (IDDAB).

Referências

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Publicado
2016-06-18
Seção
Dossier Internacionalização da Educação Superior: Agendas, parcerias e conhecimentos