Programa Ciência sem Fronteiras: a tradução da política de internacionalização brasileira no Canadá
Resumo
O artigo discute o processo de tradução da mais expressiva política de internacionalização da educação superior brasileira no contexto canadense – o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF). O texto utiliza-se de uma perspectiva crítica de análise de política para melhor interpretar as redes de atores e instituições que englobam a governança do Programa enquanto política pública de educação superior. Por meio de uma análise crítico-descritiva, interpreta os documentos norteadores e os dados oficiais disponíveis em sites das agências de fomento do governo brasileiro responsáveis pela política. A primeira parte situa o CsF no complexo e contraditório campo da política educacional. A segunda aborda o processo de criação da política e os critérios restritivos adotados em seus textos oficiais. A terceira, discute a tradução da política no contexto educacional do Canadá, terceiro maior parceiro do Brasil na distribuição de bolsas do Programa. O artigo apresenta um panorama do modelo de governança criado pelas instituições canadenses no sentido de otimizar a participação do país na disputada arena de atores que envolvem toda a dimensão do CsF. Ao mesmo tempo em que reconhece a importância das redes criadas entre os dois países, o texto enfatiza a necessidade de um modelo brasileiro de internacionalização mais ativo e emancipatório.Referências
AVEIRO, T. M. M. O Programa Ciência sem Fronteiras como ferramenta de acesso à mobilidade internacional. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 3, n. 2, p. 1-21. 2014.
BALL, Stephen J. Educação Global S.A.: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa: UEPG, 2014.
BRASIL. Ciências sem Fronteiras. Chamadas Públicas para Graduação Sanduíche no Canadá. 2014a. Disponível em: <http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/canada2>. Acesso em: 22 jan. 2016.
______. Ciências sem Fronteiras. Dados Chamadas Graduação Sanduíche. Dados atualizados em 31 dez. 2014b. Disponível em: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/dados-chamadas-graduacao-sanduiche. Acesso em: 25 jan. 2016.
______. Ciências sem Fronteiras. Panorama Geral de Implementação das Bolsas do Programa. Dados atualizados em janeiro de 2016c. Disponível em: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/painel-de-controle. Acesso em: 22 jan. 2016c.
______. Decreto Nº 7.642, de 13 de dezembro de 2011. Institui o Programa Ciência sem Fronteiras. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7642.htm. Acesso em: 08/01/2016.
______. SENADO FEDERAL. Relatório nº 21 de 2015, de Avaliação de Políticas Públicas sobre o Programa de Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciência sem Fronteiras. Disponível em: http://www.senado.leg.br/atividade/rotinas/materia/getPDF.asp?t=185599&tp=1. Acesso em: 14/02/2016.
BORGES, R. A. A interseccionalidade de gênero, raça e classe no Programa Ciência sem Fronteiras: um estudo sobre estudantes brasileiros com destino aos EUA. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, 2015.
CANADÁ. Ciência sem Fronteiras. Dados atualizados em 30 abr. 2014. Disponível em: http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/study-etudie/swb-ssf.aspx?lang=por. Acesso em: 10 jan. 2016.
CASTRO, C. M. et al. Cem mil bolsistas no exterior. Interesse Nacional, Ano 5. n. 17, abr./jun. 2012.
CHAVES, G. M. N. As bolsas de graduação-sanduíche do Programa Ciência sem Fronteiras: uma análise de suas implicações educacionais. 2015. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Brasília, 2015.
COUTELLE, J. E. Internacionalização – Rumo ao exterior. Ensino Superior, São Paulo, n. 2014, p 34-38, nov., 2015.
EMBAIXADA DO CANADÁ. Abrem mais duas oportunidades de bolsas de estudo no Canadá. 21 mar. 2014. Disponível em: <http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/highlights-faits/2014/scholarships_Can_bourse_etude.aspx?lang=pt>. Acesso em: 10 jan. 2016.
______. Bolsas de estudo no Canadá com inscrições abertas até 30 de abril. 22 abr. 2015. Disponível em: <http://www.crub.org.br/?p=3855>. Acesso em: 10 jan. 2016.
GRIECO, J. A. Fostering Cross-Border Learning and Engagement through Study abroad
Scholarships: lessons from Brazil’s Science without Borders Program. 2015. Master of Arts
Graduate Department of Leadership, Higher and Adult Education. University of Toronto, 2015.
GUIMARÃES-IOSIF, Ranilce. Rethinking Citizenship Education in Higher Education Institutions trough the Lens of Criticas Pedagogy: Educating the Local and Global Emancipated Citizen. In: SHULTZ, L.; ABDI, A.; RICHARDSON, G. (Orgs.). Global Citizenship Education in Post-Secondary Institutions: theories, practices, policies. New York: Peter Lang, 2011, p. 76-92.
KNIGHT, J. Creative thinking needed to boost student mobility. Embassy, February 15, p. 19, 2012.
LIMA, Manolita C.; CONTEL, Fabio B. Internacionalização da educação superior: nações ativas, nações passivas e a geopolítica do conhecimento. São Paulo: Alameda, 2011.
LIMA, M. C.; MARANHÃO, C. M. S. de A. O sistema de educação superior mundial: entre a internacionalização ativa e passiva. Avaliação, Campinas, v. 14, n. 3, p. 583-610, nov. 2009.
SANTOS, Aline Veiga dos; GUIMARÃES-IOSIF, Ranilce; SHULTZ, Lynette. (Des)construindo pontes: parcerias universitárias internacionais no Brasil e no Canadá. In: Guimarães-Iosif, R. (Org.), Educação Superior: conjunturas, políticas e perspectivas. Brasília: Liber Livro, 2015. p. 17-34.
SECCHI, Leonardo. Políticas Públicas: Conceitos, Esquemas de Análise, Casos Práticos. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
TARRAGÔ, P. S.; LEONARDI, R. B. A.; RODEGHER, R. F. P. A internacionalização do ensino superior no Canadá: uma via de mão dupla. In: Brasil, Mundo Afora nº 9 - Políticas de Internacionalização de Universidades. Brasília, 2012. p. 48-59.
YANG, Rui. Comparações entre políticas. In: BRAY, Mark; ADAMSON, Bob; MASON, Mark (orgs.). Pesquisa em Educação Comparada: abordagens e métodos. Brasília: Liber Livro, 2015. p. 319 – 343.
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores têm preservados os direitos autorais sobre seus textos, mas concedem à revista autorização para primeira publicação, nas versões on line e impressa, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution - CC-BY.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, são de uso gratuito.
Revista Interfaces Brasil/Canadá é licenciado sob uma Licença Creative Commons CC-BY.