Por um modo de pesquisar – formar na Educação em projetos de cooperação internacional.
Resumo
Trata-se das atividades desenvolvidas pelo Projeto Brasil-Moçambique: formação continuada em serviço e prática docente em sériesiniciais do ensino fundamental, sob a responsabilidade dos grupos de pesquisaparceiros LELIC (UFRGS/BR) e CIUP (UPM/MZ), no âmbito do EditalPRÓ-AFRICA (MCT/CNPq nº 012/2008), durante o período de janeiro de2009 a dezembro de 2011, além dos seus desdobramentos até os dias atuais.O Projeto Brasil-Moçambique encontra-se vinculado ao projeto de pesquisa eformação CIVITAS/LELIC, no Brasil (apoios CNPq, FINEP, SEAD-UFRGS,SESU-MEC, CAPES), em andamento desde 2002, e cujo núcleo central depreocupação vem a ser a formação continuada em serviço de professoresdos anos iniciais do ensino fundamental. Aliado a uma metodologia deformação vinculada à pesquisa pós-graduada, que opera na constituição depequenos grupos de estudos e na invenção de práticas (que se atualizam comoexperimentações ativas, de professores e alunos em sala de aula), envolvendotambém gestores de escolas e Secretarias de Educação municipais, estametodologia se produz na articulação dos processos imaginativos e construçãodo conhecimento com o currículo programático e as políticas públicas deinclusão social e digital. No presente texto apresenta-se uma síntese reflexivado projeto, dos percursos desta parceria Brasil-Moçambique, com atençãoàs dificuldades encontradas e às alternativas construídas para a execuçãodos objetivos do projeto, e, também, os ultrapassamentos em relação à suaproposta inicial, cujos efeitos têm durado até os dias atuais.Referências
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PROJETO BRASIL-MOÇAMBIQUE: Formação Continuada em Serviço e Prática Docente em Séries Iniciais do Ensino Fundamental. PRÓÁFRICA - Edital MCT/CNPq nº 012/2008.
RELATÓRIO TÉCNICO DO PROJETO BRASIL-MOÇAMBIQUE: Formação Continuada em Serviço e Prática Docente em Séries Iniciais do Ensino Fundamental. PRÓÁFRICA - Edital MCT/CNPq nº 012/2008.
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