O Impacto do NAFTA na Indústria Automotiva Canadense nos Últimos 20 anos
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo explicar o impacto que o Acordo de Livre Comércio Norte Americano (North American Free Trade Agreeent- NAFTA) teve sobre a indústria automotiva canadense desde que foi assinado em 1994. Ela mostra o desenvolvimento da produção canadense durante estes vinte anos, desde o início, no século XX, até hoje, comparado com a produção dos Estados Unidos e do México. O trabalho também inclui uma explanação do comércio com o mercado dos Estados Unidos, seu valor agregado, a evolução dos negócios e como os países do NAFTA enfrentaram a nova ordem mundial, focada na produção de alto valor agregado; adicionalmente, a pesquisa faz uma análise detalhada das principais conquistas canadenses alcançadas por este setor e os desafios enfrentados pelo Canadá como nação e como região. Finalmente, o resultado é comparado com o crescimento da produção chinesa e o fator mão de obra nestes últimos 20 anos.Referências
Abell, P.; Narrative Explanation: An Alternative To Variable-Centered Explanation. Annual Review OF Sociology 30: 287-310. 2004
AMIA. Asociación Mexicana de la Industria Automotriz, A.C. Accessed
February 15, 2016. http://www.amia.com.mx/ .2016
BANXICO. Banco de México. Accessed September 12, 2012.
http://www.banxico.org.mx. 2012.
BEA. “Bureau of Economic Analysis”. Accessed July 27, 2014.
http://www.bea.gov/. 2000
Cameron, M. & Tomlin, B. The Making of NAFTA. How The Deal Was Done. Cornell University Press. Ithaca & London. 2000.
C.E. The Canadian Encyclopedia. Accessed April 27, 2014.
http://www.thecanadianencyclopedia.ca/en/article/automotive-industry/ . 2009
CENSUS. United States Census Bureau. Accessed May 25, 2014.
http://www.census.gov/. 2013
Chrysler-Canada. Chrysler Canada LTD. Accessed May 3, 2014.
http://www.chryslercanada.ca/en/index.php. 2014
Fairbrother, M. Economistics, Capitalistics, and the making of globalization: Northe American Free Trade in Comparative-Historical Perspective; School of Geographical Sciences, University of Bristol, U.K. 2013
Ford. Ford Motor Company. Accessed March 18, 2014.
www.ford.com/. 2013
G.M. General Motors Canada. Accessed December 17, 2013.
www.gm.ca/. 2013
Granatstein, J. Free Trade Between Canada and the United States; pp. 11-54, in Denis Stairs and Gilbert Wiham (eds). The Politics Of Canada´s Economic Relationship With The United States; Toronto: University of Toronto Press. 1985
Guillen, H. México: de la sustitución de importaciones al nuevo modelo económico. Comercio Exterior. México. v. 63. n. 4. p. 1-27, Jul/Ago. 2013.
Hino-Motors. Hino Motors Canada LTD. Accessed March 28, 2015.
http://www.hinocanada.com/index_en.html. 2015
Honda-Canada. Honda Canada: 25 years of manufacturing in Canada. Accessed
April 24, 2015. http://www.honda.ca/. 2013
Hung, K., Tse, C., & Cheng, S. Advertising Research the Post-WTO Decade in China. Journal of advertising. Vol 41. No. 3. (Fall 2012). Pp. 121-145. 2012
INEGI. Instituto Nacional de Estadistica, Geografía e Informática. Encuesta Nacional
de Ocupación y Empleo 2013. Accessed November, 18, 2014. 2013
http://www.inegi.org.mx/inegi/contenidos/espanol/prensa/comunicados/estrucbol.pdf.
KPMG. KPMG Mexico. Accessed November, 25, 2013.
http://www.kpmg.com/mx/es/paginas/default.aspx. 2013
Manpower. Manpower México, Socio-Economics Studies. Accessed November
, 2013.
http://www.manpower.com.mx/index.php/pages/estudios-socioeconomicos. 2013
OICA. International Organization of Motor Vehicle Manufacturers. Accessed
March 17 2016. http://oica.net/ . 2016
OIT. International Labour Organization. Accessed June 27, 2013.
http://www.ilo.org/global/lang--es/index.htm. 2013
PROMéxico. PRO México. Accessed Octuber 22, 2013.
http://www.promexico.gob.mx/es_mx/promexico/home . 2012
Ragin, C. Redesigning Social Inquiry: Fuzzy Sets And Beyond; Chicago: University of Chicago Press. 2008
Scotia-Bank. Scotia Bank Statistics. Accessed January, 28, 2014.
http://www.gbm.scotiabank.com/English/ .2014
SE. Secretaría de Economía Mexico. Accessed April, 18 2013.
http://www.economia.gob.mx/. 2013
SRE. Secretaría de Relaciones Exteriores México. Accessed April 19, 2013.
http://www.sre.gob.mx/tratados/index.php. 2013
STATCAN. Statistics Canada. Accessed May 24, 2014.
http://www.statcan.gc.ca/start-debut-eng.html. 2014
Susuki-Canada. Suzuki Canada Inc.. Accessed April, 21, 2015.
http://www.suzuki.ca/en/node/705. 2014
Toyota-Canada. Toyota Caada: 50 Years in Canada. Accessed November, 25,
http://www.toyota.ca/toyota/en/company-info/fiftieth-
anniversary?woSessionId=txeCYNuQQUdbyrjSMiVGog&woInstanceId=9&locale=en> . 2014
UCB. United States Census Bureau. Accessed June 14, 2014.
http://www.census.gov/foreign-trade/data/ . 2014
UNIFOR. The Union Canada. Accessed August 18, 2014
http://www.unifor.org/en/search-cross-site?search_api_views_fulltext=auto%20part. 2014
Urdinez, F.; Masiero, G. China And The WTO Will the Market Economy Status Make Any Difference After 2016?. The Chinese Economy, 48: pp. 155-172. 2015
Visca, Paola. La experiencia de México en el TLCAN. In Futuros No 6. Vol. II, pp. 1-5. 2004
Wardsauto. Accessed September 24, 2012. http://wardsauto.com/. 2011
WTO. World Trade Organization. Accessed November 17, 2015. https://www.wto.org/spanish/thewto_s/gattmem_s.htm. 2015
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores têm preservados os direitos autorais sobre seus textos, mas concedem à revista autorização para primeira publicação, nas versões on line e impressa, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution - CC-BY.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, são de uso gratuito.
Revista Interfaces Brasil/Canadá é licenciado sob uma Licença Creative Commons CC-BY.