Vozes de escritoras indígenas das Américas: resistência em forma de verso no Canadá e Brasil
Resumo
O presente artigo desenvolve centralmente uma discussão sobre a poesia indígena contemporânea no contexto da América do Norte e, a título de comparação,traz à luz a poesia indígena brasileira, enfocando a década de 90 do século passado, através dos elos estabelecidos entre culturas de tradição oral e escrita. Nosso propósito central, com base nas leituras dos poemas selecionados e da fortuna crítica em questão, será o de verificar indícios sobre o trauma que tem marcado a vida prática e, consequentemente, a literatura dos grupos ameríndios ao longo dos séculos que seguiram a colonização europeia. Buscamos, através do estudo do lugar assumido pelo eu lírico, aqui uma voz marcadamente de mulher, discutir as metáforas e significados que compõem as imagens poéticas e destacar os impactos que a literatura pode assumir ao questionar e desmascarar arranjos de poder ainda dominantes no contexto pós-colonial, contribuindo com o processo de descolonização de paradigmas culturais na contemporaneidade.Downloads
Referências
ABREU, Márcia. Cultura Letrada: Literatura e Leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2006.
ALLEN, Paula Gunn. The sacred Hoop: recovering the feminine in the American Traditions. Boston: Beacon Press, 1986.
ARMSTRONG, Jeannette. 2013.
Disponível em: <http://livinginthelibraryworld.blogspot.com.br/2013/03/native. Acesso em: 14 de Maio de 2016.
ARMSTRONG, Jeannette. Invocation: the real power of aboriginal women.In: MILLER, Christine; CHUCHRYK, Patricia. (Eds.) Women of the first nations: power, wisdom, and strength. Winnipeg: University of Manitoba,2001.
BLACKHAWK, Ned. Violence over the Land: Indians and Empires in the Early American West. Cambridge: Editora Harvard University Press, 2008.
BLAESER, Kimberly M., Gerald Vizenor: Writing in the Oral Tradition. Oklahoma: Editora University of Oklahoma Press, 2012. p15.
CHARBOUNNEAU-DAHLEN, Barbara K. Giving voice to historical trauma through story telling: the impact of boarding school experience on American Indian. 2010. 136f. Tese (Doutor em Filosofia) The Atlantic University Florida. Boca Raton, 2010.
DONOVAN, Kathleen M. Introduction. In: Feminist readings of Native American literature: coming to voice. Tucson: Arizona UP, 1998.
GOLDIE, Terry & MOSES, Daniel David.An anthology of Canadian Native Literature in English.Don Mills, Oxford University Press, 1998.
GREEN, Joyce (ed.). Making space for Indigenous Feminism. Winnipeg: Fernwood Publishing / Zed Books, 2007.
HISTORICA CANADA, Rita Joe. Disponível em: <http://www.thecanadianencyclopedia.ca/en/article/rita-joe/Joe>. Acesso em: 2 de Abril de 2016.
LAROCQUE, Emma D. Violence in Aboriginal Communities. Ottawa: U of Manitoba Press, 1994.
LIPOVETSKY, Gilles & SERROY, Jean. A cultura mundo: resposta a uma sociedade desorientada. São Paulo: Companhia das letras, 2012.
LORDE, Audre. Sister outsider. Berkeley: Crossing Press, 2007.
OBLATES IN THE WEST, Residential Schools in Canada.Disponível em: <http://oblatesinthewest.library.ualberta.ca/eng/impact/schools.html>. Acesso em: 2 de Abril de 2016
ORTIZ, Simon. What Indians Do. Men on the Moon: Collected Short Stories by Simon J. Ortiz. Tucson: U Arizona P, 1999.
POTIGUARA, Eliane. Metade cara, metade máscara. São Paulo: Global Editora, 2004.
ST. DENIS, Verna. Feminism is for everybody. In: GREEN, Joyce (ed.). Making space for Indigenous Feminism.Winnipeg: Fernwood Publishing / Zed Books, 2007, p.33-52.
SCHNEIDER, Liane. Escritoras indígenas e a literatura contemporânea nos EUA. João Pessoa: Editora UFPB/Ideia, 2008.
SIMARD, Rodney. American Indian Literature, Authenticity, and the Canon in World Literature Today, vol 66 (Summer 1992), pp. 243-248.
SINCLAIR, Murray. FASD - A Legacy of The Residencial School System, 2012. Em: <http://www.interprofessional.ubc.ca/AdultsWithFASD/documents/C5_Sinclair.pdf>. Acesso em: 12 de Janeiro de 2016.
SMITH, Andrea. Native American feminism, sovereignity and social change. IN: GREEN, Joyce (ed.). Making space for Indigenous Feminism. Winnipeg: Fernwood Publishing /Zed Books, 2007. p.93-106.
THE NATIONAL. Stolen Children | Residential School survivors speak out. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=vdR9HcmiXLA>. YouTube, Acesso: 14 de Maio de 2016.
VANSINA, Jan M., Oral Tradition as History.Winsconsin: Editora University of Winsconsin Press, 1985, p11.
VICKROY, Laurie. Trauma and Survival in Contemporary Fiction. Virginia: Editora The Rector and Visitors of The University of Virginia, 2002.
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores têm preservados os direitos autorais sobre seus textos, mas concedem à revista autorização para primeira publicação, nas versões on line e impressa, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution - CC-BY.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, são de uso gratuito.
Revista Interfaces Brasil/Canadá é licenciado sob uma Licença Creative Commons CC-BY.