Vozes de escritoras indígenas das Américas: resistência em forma de verso no Canadá e Brasil

  • Liane Schneider Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: Poesia indígena.Trauma colonial.Identidade.

Resumo

O presente artigo desenvolve centralmente uma discussão sobre a poesia indígena contemporânea no contexto da América do Norte e, a título de comparação,traz à luz a poesia indígena brasileira, enfocando a década de 90 do século passado, através dos elos estabelecidos entre culturas de tradição oral e escrita. Nosso propósito central, com base nas leituras dos poemas selecionados e da fortuna crítica em questão, será o de verificar indícios sobre o trauma que tem marcado a vida prática e, consequentemente, a literatura dos grupos ameríndios ao longo dos séculos que seguiram a colonização europeia. Buscamos, através do estudo do lugar assumido pelo eu lírico, aqui uma voz marcadamente de mulher, discutir as metáforas e significados que compõem as imagens poéticas e destacar os impactos que a literatura pode assumir ao questionar e desmascarar arranjos de poder ainda dominantes no contexto pós-colonial, contribuindo com o processo de descolonização de paradigmas culturais na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Liane Schneider, Universidade Federal da Paraíba
 Graduada em Letras pela UFRGS (1985), Mestrado em Letras pela mesma universidade (1995) e Doutorado em Letras (Inglês e Literaturas Correspondentes) pela UFSC (2001). Desde 2002 é professora da Universidade Federal da Paraíba, atuando na graduaçao e pós-graduação. É pesquisadora do CNPq, PQ2 desde 2015

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Publicado
2017-01-04
Seção
Dossiê À procura de novos paradigmas: estudos indígenas no Canadá e nas Américas