REFLEXÕES SOBRE ENSINO DE ARTE, VISUALIDADES E COTIDIANO
Resumo
Resumo: O artigo propõe a reflexão sobre as formas de abordar na prática docente a experiência visual e as cenas do cotidiano em sala de aula, produzindo assim conhecimento sobre o mundo social. Os registros visuais do cotidiano discutidos aqui provêm de fontes variadas: de um jornal digital da cidade do Rio de Janeiro, de intervenções urbanas de artistas universitários, dos lambe-lambes Outings do artista francês Julien de Casablanca e do projeto Mulheres são Heroínas do fotógrafo JR. A partir da amostragem de imagens que registram essas produções, desenvolve uma reflexão sobre a ideia de “pequenos relatos” em Jean-François Lyotard (2010) e as epistemologias do ponto de vista, em Denzin (1997) e Zavala (1996), da qual emerge a proposição para intensificar o trabalho pedagógico com metodologias visuais colaborativas e participativas. REFLECTIONS ON ART EDUCATION, VISUALITIES AND EVERYDAY LIFE Abstract: This paper proposes reflection about the ways the teacher can work with visual experiences and everyday scenes in the classroom, while also producing knowledge about the social world. Visual records of everyday life are considered, such as daily scenes recorded in one of Rio de Janeiro’s digital newspapers; as well as urban interventions by university students; the Outings series of street posters by French artist Julien de Casablanca and JR’s photographic project Women Are Heroes. Presenting experiences related to these everyday visualities leads to reflection about “small narratives” in Jean-François Lyotard (2010) and the epistemologies of points of view, in Denzin (1997) and Zavala (1996), from which emerges a proposition to intensify pedagogical practice with collaborative and participative visual methodologies.Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)