SOBRE CLARÕES, DISSENSOS E DOBRAS NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO E ARTES
Resumo
Resumo: Este artigo aborda os processos de escrita e leitura e os modos de fazer pesquisa em educação. A partir de um enunciado de Deleuze do livro Conversações (1992) elaborou-se a problemática – como ‘produzir clarões’ nas pesquisas em educação? Utilizaram-se igualmente os conceitos de dobra (DELEUZE, 1991) e dissenso (RANCIÈRE, 1996) para pensar as pesquisas de mestrado e doutorado orientadas a partir desta perspectiva da desconformidade. A pesquisa qualitativa de perspectiva cartográfica foi realizada durante os anos de 2012 à 2014. Os resultados foram a produção de pesquisas desmontáveis, conectáveis e destituídas do fundamento de base. ON LIGHTNING, DISSENT AND FOLDS IN RESEARCH IN EDUCATION AND THE ARTS Abstract: This paper discusses the processes of reading, writing and modes of doing research in Education. Departing from Deleuze’s discourse in the book Negotiations (Conversações, 1992), the following issue was elaborated – how can one “produce lightning” in Educational research? The concepts of fold (DELEUZE, 1991) and dissent (RANCIÈRE, 1996) are also used to reflect on master level and doctoral research oriented by this perspective of nonconformity. This qualitative research was developed, between 2012 and 2014, from a cartographic perspective. The results are the production of research that is disassemblable, connectable and which dispenses with basic fundamentals.Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)