-
Muriel Paraboni
Mestrando pelo Programa de PósGraduação em Artes Visuais - PPGART, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM .
-
Andréia Machado Oliveira
Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Artes – PPGART da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.
Palavras-chave:
Pintura, Paisagem, Vídeo, Instalação
Resumo
O presente artigo trata da dissolução da paisagem como representação para a condição de lugar e atmosfera no contexto da vídeo-instalação. Parte da pintura de paisagens clássica e romântica até a abstração em Turner, chegando ao ambiente moderno do cinema, da Land art e das instalações. Articulando essas referências, aplica conceitos de Walter Benjamin e Gilles Deleuze a respeito da narrativa cinematográfica, tendo como fundo as noções de duração, intensidade, tempo e espaço em Bergson.THE DISSOLUTION OF LANDSCAPE: IMAGE, SPACE AND ATMOSPHERE IN VIDEO INSTALLATION Abstract: This paper deals with the dissolution of landscape as a representation for atmosphere and place in video installation. Initially, we review Classical and Romantic landscape up to J.M.W. Turner’s abstractions, followed by a discussion of landscape in its modern contexts in cinema, Land art and installation. While reflecting on these references and considering narrative cinematography, we call upon concepts in Walter Benjamin and Gilles Deleuze, basing our reflection on the notions of duration, intensity, time and space in Henri Bergson.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Biografia do Autor
Muriel Paraboni, Mestrando pelo Programa de PósGraduação em Artes Visuais - PPGART, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM .
Mestrando pelo Programa de PósGraduação em Artes Visuais - PPGART, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM .
Andréia Machado Oliveira, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Artes – PPGART da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.
Professora coordenadora do Programa de Pós-graduação em Artes – PPGART da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS - Brasil e pela Université de Montreal/UdM - Canadá, Mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS; Coordenadora do LabInter (Laboratório Interdisciplinar Interativo) - UFSM, líder do grupo de pesquisa InterArtec/CNPq, membro dos grupos de pesquisa: MediaLab - UFG; SenseLab research-creation group - Concordia University, Canadá; Arte e Tecnologia - UFSM. Artista multimídia e pesquisadora com experiência nas áreas de arte e tecnologia, subjetivação contemporânea, sistemas interativos, tecnologias criativas; bem como em produção de projetos culturais e educacionais. Professora Adjunta III do Departamento de Artes Visuais, do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais no Centro de Artes e Letras e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede no Centro de Educação. Membro do Colegiado de Arte Digital/MinC e coordenadora do Curso de Especialização. Editora da Revista Contemporânea do PPGART/UFSM.
Como Citar
Paraboni, M., & Machado Oliveira, A. (2017). A DISSOLUÇÃO DA PAISAGEM: IMAGEM, ESPAÇO E ATMOSFERA NA VÍDEO-INSTALAÇÃO. Paralelo 31, 2(7). https://doi.org/10.15210/p31.v2i7.10599
Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)