O ACONTECER NO AMANHECER: DESDOBRAMENTOS DE AUTOCONHECIMENTO ATRAVÉS DA PRÁTICA DO HAPPENING

  • Viviane Rios Kwecko Professora de Artes do Instituto de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS
  • Dandara Bueno Espíndola Professora de Ballet Clássico na Academia Geração Eleita.

Resumo

Este texto busca refletir sobre o lugar que se destina a Arte na formação profissional de jovens estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, Campus Rio Grande. A partir desse extrato narramos a concepção e execução de uma intervenção estética no ambiente escolar, cujo objetivo, mesmo que de forma inconsciente por parte dos alunos, foi problematizar o tecnicismo de sua formação. O happening aqui descrito foi executado em 2012 pelos alunos do curso Técnico Integrado de Automação Industrial. O relato dos alunos serve como substrato para discussão do processo de concepção da atividade levando em consideração seu cotidiano e o tempo que despendiam na instituição, criando um diálogo entre lazer e ambiente escolar. É apresentado, também, o impacto causado no decorrer da atividade e os desdobramentos que levaram a transformação dos estudantes. HAPPENING AT DAYBREAK: DEVELOPING SELFKNOWLEDGE THROUGH HAPPENING PRACTICE.Abstract: This text seeks to discuss the intended place of art in relation to the professional training and education of young students at the Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul (Federal Institute of Education, Science and Techonology) – IFRS, Rio Grande Campus. This is the starting point from which we consider the conception and execution of an aesthetic intervention in the school environment, whose objective, although unconscious on the part of the students, was to problematize the technical complexity of their education. The happening described was executed in 2012 by the students in the course Integrated Technician (TI) in Industrial Automation. The students reports are the basis for this discussion about the activity’s conceptual process, which took into consideration the students’ daily lives and the time they spent at school creating a dialogue between leisure and school environment. Also presented are the impact on the students throughout the development of the activity and how it transformed them.

Biografia do Autor

Viviane Rios Kwecko, Professora de Artes do Instituto de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS
Professora de Artes do Instituto de Educação,Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRSDoutoranda em Educação em Ciências- FURG.Coordena projetos de pesquisa na área de Arte e  Educação Profissional.Mestre em Educação UFPel.
Dandara Bueno Espíndola, Professora de Ballet Clássico na Academia Geração Eleita.
Bailarina formada pela Escola de Belas Artes Heitor de Lemos. Professora de Ballet Clássico na Academia Geração Eleita.Aluna do Curso de  Fisioterapia/UniRitter. Técnica em Automação Industrial. 
Publicado
2017-03-08
Como Citar
Rios Kwecko, V., & Bueno Espíndola, D. (2017). O ACONTECER NO AMANHECER: DESDOBRAMENTOS DE AUTOCONHECIMENTO ATRAVÉS DA PRÁTICA DO HAPPENING. Paralelo 31, 2(7). https://doi.org/10.15210/p31.v2i7.10604