A MATURIDADE EM CENA: EXPERIÊNCIAS COM O ESPETÁCULO "APENSA MULHER" NO PROJETO BAILAR

  • Daniela Llopart Castro Professora Adjunta do Curso de Dança/UFPel
  • Maiara Cristina Moraes Gonçalves Mestranda Programa de Pós Graduação em História/UFPel.
  • Eduarda de Souza Sayão Discente Curso de Dança/UFPel
  • Maria Rebeca San Martins Discente curso de Dança da UFPel
  • Eleonora Campos da Motta Santos Professora Adjunta do Curso de Dança/UFPel

Resumo

Este texto busca refletir sobre a construção do espetáculo Apenas Mulher, realizado pelo Grupo Baila Cassino, na cidade de Rio Grande/RS, dentro do projeto de extensão Bailar: Núcleo de Dança na Maturidade, ligado ao Curso de Dança da UFPel. Por meio do relato das atividades desenvolvidas no processo de criação da referida obra, discutimos a contribuição para o trabalho desenvolvido com a produção de conhecimento promovido pela universidade. A problemática é também apresentada a partir da reflexão sobre quais implicações o espetáculo traz para a cena contemporânea, uma vez que propõe a estética da dança advinda de corpos maduros. E a abordagem envolve o processo de montagem do espetáculo por meio  de relatos e estudos das professoras e das bolsistas do projeto evidenciando a construção coletiva de experiências adquiridas na formação de licenciados em Dança, que  contribui no entendimento da temática proposta. MATURITY ON STAGE: EXPERIENCES WITH THE DANCE SPECTACLE JUST WOMEN IN THE BAILAR PROJECT Abstract: This paper reflects on the construction of the dance spectacle Apenas Mulher (Just Women), presented by the Baila Cassino Dance Group, in the city of Rio Grande, RS, Brazil, for the extension project Bailar: Center for Dance in Maturity, a project associated with the Licentiate Course in Dance Education at the Federal University of Pelotas/UFPel. By means of reporting on the activities developed during the dance spectacle’s creative process, we discuss the ways it has contributed to the production of knowlege promoted through a college education in dance. Issues are raised about implications for the con - temporary scene, stemming from the fact that this spectacle proposes a dance aesthetic in which the dancers’ bodies are mature. Also discussed are the approaches used to organize and set up the dance presentation, involving reports and studies carried out by professors and the project’s grant students, revealing their contributions and the collective construction of experiences acquired during the formal education of students obtaining licentiate qualification in Dance. Keywords: Maturity, Dance spectacle. 

Biografia do Autor

Daniela Llopart Castro, Professora Adjunta do Curso de Dança/UFPel
Professora Adjunta do Curso de Dança/UFPel. Mestre em Ciências do Movimento Humano. Doutoranda em Motricidade Humana/Universidade de Lisboa. Coordenadora do Projeto de Extensão Bailar: Núcleo de Dança na Maturidade/UFPel (2012-2016). Diretora Artística do Grupo Baila Cassino.
Maiara Cristina Moraes Gonçalves, Mestranda Programa de Pós Graduação em História/UFPel.
Mestranda do Programa de Pós Graduação em História/UFPel. Graduada em Dança. Colaboradora do Projeto Bailar. Diretora Geral do Grupo Baila Cassino.
Eduarda de Souza Sayão, Discente Curso de Dança/UFPel
Acadêmica 5º semestre do Curso de Dança/UFPel, bolsista do Projeto Bailar, 2015. 
Maria Rebeca San Martins, Discente curso de Dança da UFPel
Acadêmica 7º semestre do curso de Dança/UFPel, bolsista do Projeto Bailar, 2015.
Eleonora Campos da Motta Santos, Professora Adjunta do Curso de Dança/UFPel
Professora Adjunta do Curso de Dança/UFPel. Doutora em Artes Cênicas. Mestre em Dança e Licenciada em Dança (UFBA). Colaboradora do Projeto Bailar.
Publicado
2017-03-08
Como Citar
Llopart Castro, D., Moraes Gonçalves, M. C., de Souza Sayão, E., San Martins, M. R., & Campos da Motta Santos, E. (2017). A MATURIDADE EM CENA: EXPERIÊNCIAS COM O ESPETÁCULO "APENSA MULHER" NO PROJETO BAILAR. Paralelo 31, 2(7). https://doi.org/10.15210/p31.v2i7.10612