DESENHO COMO ESCRITA, ESCRITA COMO DESENHO: FRONTEIRAS MOVENTES PARA O RESGATE DO ATO DE DESENHAR
Resumo
Este trabalho visa a reflexão acerca da possibilidade da aproximação entre desenhoe escrita na educação. Percebendo que durante o processo de alfabetização, as crianças tendem a abandonar o desenho em função da imposição da escrita como ferramenta primordial de comunicação, propomos um resgate dessa ação de desenhar, a partir da concepção da escrita como um processo gráfico e do ato de desenhar como um processo caligráfico.DRAWING AS WRITING, WRITING AS DRAWING: MOVING BORDERS FOR THE RESCUE OF THE DRAWING ACTAbstract: This work aims to reflect about the possibility of approximating drawing and writing in education. Realizing that during the process of literacy children tend to abandon drawing because of the imposition of writing as a primary tool of communication, we propose a rescue of this act of drawing, from the conception of writing as a graphic process and the act of drawing as a calligraphic process.Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)