DESENHO COMO ESCRITA, ESCRITA COMO DESENHO: FRONTEIRAS MOVENTES PARA O RESGATE DO ATO DE DESENHAR

  • Paula Renata Penteado Oliveira
  • Isabella Whitaker

Resumo

Este trabalho visa a reflexão acerca da possibilidade da aproximação entre desenhoe escrita na educação. Percebendo que durante o processo de alfabetização, as crianças tendem a abandonar o desenho em função da imposição da escrita como ferramenta primordial de comunicação, propomos um resgate dessa ação de desenhar, a partir da concepção da escrita como um processo gráfico e do ato de desenhar como um processo caligráfico.DRAWING AS WRITING, WRITING AS DRAWING: MOVING BORDERS FOR THE RESCUE OF THE DRAWING ACTAbstract:  This work aims to reflect about the possibility of  approximating drawing and writing in education.  Realizing that during the process of literacy children tend to abandon drawing because of the imposition of writing as a primary tool of communication, we propose a rescue of this act of drawing, from the conception of writing as a graphic process and the act of drawing as a calligraphic process.   
Publicado
2017-10-02
Como Citar
Oliveira, P. R. P., & Whitaker, I. (2017). DESENHO COMO ESCRITA, ESCRITA COMO DESENHO: FRONTEIRAS MOVENTES PARA O RESGATE DO ATO DE DESENHAR. Paralelo 31, 2(5). https://doi.org/10.15210/p31.v2i5.12260