EXPERIMENTAÇÕES COM OS CIANÓTIPOS: UMA RELAÇÃO COM A MATÉRIA
Resumo
Este artigo faz parte do processo criativo da pesquisa de mestrado em desenvolvimento no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Unicamp. Interessa-me abrir espaço para outros diálogos com a fotografia, expandindo o registro documental inicial da imagem em busca de uma poética visual por meio da experimentação através do processo histórico de fotografia chamado cianótipo. Pretende-se com isso ressignificar esses registros, fazendo emergir novos discursos visuais por meio do contato com a materialidade do referido processo. A pesquisa, que é teórica e experimental já começa a apresentar resultados iniciais destacando questionamentos que serão descritos neste artigo.EXPERIMENTATIONS WITH CIANOTYPES: A RELATION WITH MATTER Abstract: This article is part of the creative process of master's research being developed at the Postgraduate Program in Visual Arts at Unicamp-SP, Brazil. My interest is to open space for other dialogues with photography, expanding the initial documentary aspect of the image as record in the research of a visual poetic through experimentation with the historical photographic process called cyanotype. The aim is to re-signify these records, giving rise to new visual discourses through contact with the materiality of the cyanotype process. The research is theoretical and experimental, therefore, we present initial results and highlight issues in this article.Downloads
Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)