PROFESSOR-FLÂNEUR-CARTÓGRAFO-PESQUISADOR...

  • Ronaldo Luís G. Campello Educação em Linguagens Verbo Visuais e suas Tecnologias - IFSul Pelotas
  • Cynthia Farina Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Campus Pelotas

Resumo

Assim como o pássaro que alça voo, ou como quando pousa em distinta superfície e de sua distância observa, deve ser/agir o professor-flâneur-cartógrafo-pesquisador que repensa suas práticas. Deve tomar distância e pousar os olhos sobre seus modos de ser, seu corpo-didático-estudantil, sua professoralidade (PEREIRA, 1996) e olhar de outro lugar suas práticas cotidianas. Neste texto se faz uma abordagem do método cartográfico Deleuzeguattariano, sugerindo uma aproximação ao conceito de flâneur primeiramente proposto por Baudelaire, mais tarde por Benjamin. Sempre à espreita como se propõe estar o cartógrafo, como se propõe o flâneur, a andarilhar.PROFESSOR-FLÂNEUR-CARTOGRAPHER-RESEARCHER...Abstract: As a bird takes flight, or as when it lands on a distinct surface and from a distance observes, this is how the professor-flâneur-cartographer-researcher who is rethinking his practices must be/act. He should be at a distance and perch his eyes on his ways of being, on his student-teaching-body, his professorality (PEREIRA, 1996) and look at his everyday practices from another place. This paper deals with Deleuze and Guattari’s cartographical method, suggesting an approach to the concept of the flâneur, first proposed by Baudelaire, later by Benjamin. Always on the watch as to how one may propose being the cartographer, as the  flâneur proposes, to wander. 

Biografia do Autor

Ronaldo Luís G. Campello, Educação em Linguagens Verbo Visuais e suas Tecnologias - IFSul Pelotas
Mestre em Educação em Linguagens Verbo Visuais e suas Tecnologias - IFSul Pelotas; Pós-Graduado em Educação - Formação de Professores; Pós-Graduando em Linguagens Verbo Visuais e suas Tecnologias - IFSul Pelotas; Professor Anos Iniciais Ensino Fundamental Magistério Estadual.  
Cynthia Farina, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Campus Pelotas
Doutora em Ciencias de la Educación - Universidad de Barcelona (2005), Pós-doutorado em Educação (2012) - Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-RS, Especialista e Mestre em Educação (UFPel, 1991; 1999). Professora Titular do Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Campus Pelotas. Atua como professora convidada, colaboradora e pesquisadora de programas de pós-graduação na Argentina e Colômbia. Líder do Grupo interinstitucional Pesquisa Educação e contemporaneidade: experimentações com arte e filosofia - EXPERIMENTA.
Publicado
2017-05-27
Como Citar
Campello, R. L. G., & Farina, C. (2017). PROFESSOR-FLÂNEUR-CARTÓGRAFO-PESQUISADOR. Paralelo 31, 1(8). https://doi.org/10.15210/p31.v1i8.13293
Seção
Artigos