SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O TRABALHO COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COM ALUNOS TDAH: VANTAGENS E BENEFÍCIOS

  • Janaína Quintana de Oliveira Mestranda Profissional em Educação e Tecnologia-MPET- IFSul-Pelotas;
  • Glaucius Décio Duarte Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia-MPET-IFSul-Campus Pelotas

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo estudar a funcionalidade e eficácia da utilização do texto multimodal Histórias em Quadrinhos nas aulas de Língua Portuguesa, com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental portadores de TDAH. Acredita-se que esse gênero textual, por aportar tanto a linguagem verbal quanto a visual, é uma ferramenta pedagógica efetiva nos processos de ensino e aprendizagem, pois as linguagens combinadas propiciam uma situação profícua de construção do sentido, aquisição de conhecimento e apreensão do conteúdo. Outra vantagem é que este gênero por ser um meio de comunicação de massa é apreciado em vários âmbitos. TEACHING SEQUENCE ABOUT WORKING WITH COMICS WITH STUDENTS WITH ADHD: ADVANTAGES AND BENEFITS  Abstract: This research aims to study the functionality and effectiveness of the use of the multimodal text in Comics in Portuguese Language classes, with 6th year students in primary education with ADHD. It is believed that this textual genre, by contributing to both verbal and visual language, is an effective pedagogical tool in teaching and learning processes, because the combined languages provide a profitable situation for the construction of meaning, acquisition of knowledge and comprehension of content. Another advantage is that this genre, as a means of mass communication, is appreciated in various fields. 

Biografia do Autor

Glaucius Décio Duarte, Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia-MPET-IFSul-Campus Pelotas
Doutor em Informática na Educação (PPGIE/UFRGS),  líder do Grupo de Pesquisa em Modelagem do Conhecimento/GPMOC. Professor IFSul-Campus Pelotas nos Cursos de Licenciatura em Computação, Graduação em Engenharia Elétrica e Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia. 
Publicado
2017-05-27
Como Citar
Quintana de Oliveira, J., & Duarte, G. D. (2017). SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O TRABALHO COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COM ALUNOS TDAH: VANTAGENS E BENEFÍCIOS. Paralelo 31, 1(8). https://doi.org/10.15210/p31.v1i8.13297
Seção
Artigos