LUGAR DE TENSÃO
Resumo
Este artigo é um relato de meu processo de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – Mestrado, da UFPel. A pesquisa encontra-se em fase de qualificação. Neste texto, aponto questões que permeiam a desterritorialização de dois sujeitos, o artista e o professor, com foco na reterritorialização quando emerge apenas um sujeito, o artista-professor. Tal reterritorialização gera um lugar de tensão, incorporando a prática artística à prática docente, forçando certa poética na docência para o cotidiano da prática escolar, daí a proposta de uma poética na docência. A leitura de poemas de Manoel de Barros, sobre a cognição, o ensino e o aprendizado, serviram aqui de base para algumas considerações. Das três categorias percebidas durante a prática artística – o processo de criação, a pesquisa em arte e a experiência estética –, a primeira será abordada neste texto, associada ao conceito de inventário. PLACE OF TENSIONAbstract: This article is an account of my research process in the Program of Graduate Studies in Visual Arts - Master at the Federal University of Pelotas-UFPel, Brazil. The research is at the qualification stage. In this paper, I consider issues that permeate the deterritorialization of two subjects , the artist and teacher, focusing on reterritorialization when only one subject emerges, the artist-teacher. Such reterritorialization generates a place of tension, incorporating artistic practice into the teaching practice, making emerge a certain kind of teaching poetic in daily school practice, hence the proposal of a poetics of teaching. Reading Manoel de Barros poems on cognition, learning and teaching served as a basis for some considerations. Among the three categories of artistic practice that are noted - the process of creation, research in art and aesthetic experience - the first will be addressed in this text, associated with the concept of inventory.Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)