RELAÇÕES ENTRE A COMPOSIÇÃO E O ENQUADRAMENTO FOTOGRÁFICO
Resumo
Com base nos conceitos de centrípeto/centrífugo, propostos por André Bazin (2014) e desdobrados em Jacques Aumont (2004), além das noções e punctum / studium, introduzidas por Roland Barthes (1984), a temática que direciona este estudo reporta-se às relações entre elementos pictóricos e os já característicos da linguagem fotográfica. Pretende-se investigar a presença de elementos pictóricos dentro do enquadramento fotográfico, através de aproximações teóricas tomadas a partir das relações entre a pintura e o cinema, relacionadas ao contexto da fotografia.RELATIONS BETWEEN THE COMPOSITION AND THE PHOTOGRAPHIC FRAMEAbstract: Based on the concepts of centripetal/centrifugal proposed by André Bazin (2014) and developed in Jacques Aumont (2004), in addition to the notions of punctum/studium introduced by Roland Barthes (1984), the theme that directs this study discusses the relationship between pictorial elements and those characteristic of the language of photography. We intend to investigate the presence of pictorial elements within the photographic frame through theoretical approaches based on relations between painting and cinema,which are related to the context of photography.Downloads
Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)