Leitura de imagens: estereótipos de gênero nos desenhos dos alunos
Resumo
O artigo apresenta um trabalho realizado com estudantes adolescentes. O intuito foi investigar, a partir de seus desenhos, suas concepções a respeito de gênero. O trabalho consistiu em ler para os alunos três frases, sem identificação de gênero, e pedir-lhes que as representassem através de desenhos. A intenção foi analisar quais relações com os gêneros masculino e feminino os alunos realizariam. Com a análise dos desenhos foi possível perceber a reiteração dos estereótipos de gênero em suas criações. Reading images: gender stereotypes in students' drawingsAbstract: The article presents an exercise carried out with teenage students. The intention was to investigate their conceptions regarding gender by means of drawing. The exercise consisted of reading three sentences without gender identification to the students, and asking them to represent the phrases with drawings. The intention was to analyze masculine and feminine gender references made. The analysis of the drawings made it possible to observe the reiteration of gender stereotypes in their creations.Downloads
Referências
ACASO, Maria. Propuestas ‘mestizas’: La Educación Artística Posmoderna. In ______. La educación artística no son manualidades. Madrid: Catarata, 2009. p. 129-170.
BERQUÓ, Elza. Arranjos familiares no Brasil: uma visão demográfica. História da vida privada no Brasil, v. 4, p. 411-437, 1998.
CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CAO, Marián López Fernández. Educar o olhar, conspirar pelo poder: gênero e criação artística. (p.69-86) In: BARBOSA, Ana Mae; AMARAL, Lilian (orgs). Interterritarialidade: mídias, contextos e educação. São Paulo: Edições SESC SP, 2008.
DUARTE, Constância Lima. Pequena história do feminismo no Brasil. In: CARDOSO, Ana Leal. e GOMES, Carlos Magno. Do imaginário às representações na Literatura. São Cristóvão: Editora UFS, 2007, p. 127-134.
ELLIS, John. Visible fictions. Cinema, television, video. London: Routledge& Kegan Paul, 1982.
FELIPE, Jane; GUIZZO, Bianca. Entre batons, esmaltes e fantasias. In: MEYER, Dogmar; SOARES, Rosângela. (orgs). Corpo, gênero e sexualidade. Porto Alegre: Mediação, 2008.
FISCHER, Izaura. R., MARQUES, Fernanda. Gênero e exclusão social. In: FUNDAJ. Trabalhos para discussão, n. 113, ago. 2001. Disponível em: http://
issn: 2358-2529
www.faculdadechristus.com.br/download/enade2009/enade_2009_0510_ genero_e_exclusao.pdf#page=3&zoom=auto,-70,550. Acesso em: 08 abr. 2009.
LOURO, Guacira Lopes. Nas redes do conceito de gênero. In: LOPES, M. J. D.; MEYER, D. E.; WALDOW, V. R, (orgs.). Gênero e saúde. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1996.
MARTINS, Mirian Celeste. O sensível olhar-pensante: premissas para a construção de uma pedagogia do olhar. Arteunesp, São Paulo, v.9, p.199-217, 1993.
MUAZE, Mariana. Por uma micro-história da família. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH, São Paulo, julho, 2011.
OLIVEIRA, Ana Claudia de. A Semiótica: uma prática do olhar na vida sociocultural. Nexos: Revista de estudos de comunicação e educação. São Paulo, Universidade Anhembi Morumbi, n.3, agosto, p.7-12, 1998.
PILLAR, Analice Dutra. A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 2001.
PRÁ, Jussara Reis. Estereótipos e ideologias de gênero entre a juventude brasileira. Revista feminismos, Salvador, vol. 1, n.3, 2013.
ROSSI, Maria Helena Wagner. Imagens que falam: leitura da arte na escola. Porto Alegre: Mediação, 2003.
SEFFNER, Fernando. Gênero, sexualidade, gênero e poder. Salto para o futuro, v. XVIII, p. 15-20, 2008.
Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)