Notas, fragmentos, visibilidades e encontros para histórias negras da arte
Resumo
O artigo apresenta uma série de notas que vem sendo desenvolvida pelo autor durante suas pesquisas. Os temas versam sobre a visibilidade da arte produzida por sujeitos racializados como negros nas artes visuais brasileiras. Abrem-se ainda alguns apontamentos sobre a formação de um homem negro no campo da história, teoria e crítica da arte desde sua formação e relação com o território artístico. Notes, fragments, visibilities and encounters with black art histories Abstract: The article presents a series of notes that have been developed by the author in his research. The themes are about the visibility of the art produced by subjects who have been racialized as black in the Brazilian visual arts. Also presented, are some notes on the professional development of black people in the art field, in the areas of art history, theory and art criticism, considering establishing oneself in a field and the subsequent relationships within the territories of art. Keywords: Art history; visibility; blackness.Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.
______. Sobre o que podemos não fazer. In: AGAMBEN, G. Nudez. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
______. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.
______. O Homem sem conteúdo. Belo horizonte: Autêntica, 2013.
AUMONT, Jacques. A estética do filme. São Paulo: Papirus, 2013.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2006.
CONDURU, Roberto. Negrume multicor: Arte, África e Brasil para além de raça e etnia. Acervo, Rio de Janeiro, v.22, nº 2, p.29-44, jul/dez 2009.
______. Arte afro-brasileira. Belo Horizonte: C/Arte, 2007.
DUQUE, Gonzaga. Contemporâneos: Pintores e Esculptores. Rio de Janeiro: Benedicto de Souza, 1929.
EVARISTO. Conceição. Lágrimas insubmissas de mulheres. Rio de Janeiro: Malê, 2016.
KILOMBA, Grada. Descolonizando o conhecimento. Instituto Goethe, 2016. Disponível em: <http://www.goethe.de/mmo/ priv/15259710-STANDARD.pdf>. Acesso em: maio 2018.
MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. São Paulo: N-1 edições, 2018.
MENEZES, Hélio. O lado negro da arte: sobre “Territórios artistas afrodescendentes na no acervo da Pinacoteca”. Disponível em: . Acesso em: jan. 2018.
NUNES, Eliane. Raimundo Nina Rodrigues, Manuel Querino, Clarival do Prado Valladares e Mariano Carneiro da Cunha: quatro historiadores da arte afrobrasileira. Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas artes da Universidade Federal da Bahia, Salvador, UFBA, 2007.
O’DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco: a ideologia de espaço na arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
PEDROSA, Adriano. Histórias afro-atlânticas. vol. 1. MASP Instituto Tomie Ohtake, 2018, catálogo.
RIBEIRO. Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento, 2017.
SANTOS, Boventura Sousa & Maria Paula Meneses (orgs.). Epistemologias do sul. Coimbra: Almedina, 2009.
SCHWARCZ, Lilia M. & Heloísa M. Starling. Brasil: uma Biografia. São Paulo: Cia. das Letras, 2015.
______. & Flávio Gomes. Dicionário da escravidão e liberdade. São Paulo: Cia. das Letras, 2018.
SIMÕES, Igor Moraes. Objetos em estado de exposição: exercício para uma escrita contemporânea da arte como montagem. In: ANAIS DO 25º ENCONTRO DA ANPAP. Arte: seus espaços e/em nosso tempo. Porto Alegre, 2016.
VASARI, Giorgio. Vidas dos artistas. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)