Enquadramento e convergência- o queer como resistência
Resumo
Este artigo reflete sobre as questões implicadas na convergência midiática de discussões referentes a enquadramentos identitários de gênero LGBTTQIA1em produções artísticas, midiáticas e culturais contemporâneas a partir do caso de encerramento da Queermuseu em Porto Alegre, RS, Brasil. Framing and convergence- queer as resistenceAbstract: This article reflects on the issues involved in the media convergence of discussions regarding framing gender identity LGBTTQIA in contemporary art media and cultural productions in relation to the premature closure of the exhibition Queermuseu in Porto Alegre, RS, Brazil.Referências
"Criança Viada" é reativada no Tumblr. GAUCHAZH (jornal) 15/09/2017. Disponível em: < https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/artes/noticia/2017/09/paginacrianca-viada-e-reativada-no-tumblr-9900761.html > Acesso em: 30 set. 2018.
BUTLER, Judith. Problemas de Gênero. Feminismo e subversão da identidade. Tradução Renato Aguiar. 15o edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.
_______. Quadros de Guerra: quando a vida é passível de luto?. Tradução Sergio Lamarão e Arnaldo Marques da Cunha. 4o. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
BUTLER, Judith. Criticamente subversiva. In: JIMÉNEZ, Rafael M. Mérida. Sexualidades transgresoras. Una antología de estudios queer. Barcelona: Icária editorial, 2002, p. 111 a 140. Disponível em: < http:// kolectivoporoto.cl/wp-content/uploads/2015/11/Mérida-Jiménez-RafaelSexualidades-Transgresoras.pdf 10 out 2018.> Acesso em: 12 out. 2018.
CARNEIRO, Julia Dias.'Queermuseu', a exposição mais debatida e menos vista dos últimos tempos, reabre no Rio. BBC news Brasil. 16/08/2018.Disponível em: < https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45191250 > Acesso em: 15 out 2018.
OLETIVO SEUS PUTOS. QUEERMUSEU PARQUE LAGE 2018 – Você sabe o que significa Queer. 21/08/2018. Disponível em: < https:// coletivoseusputos.wordpress.com/2018/08/21/queermuseu-parque-lage2018-voce-sabe-o-que-significa-queer/ > Acesso em: 10 set. 2018.
RBER, Laura. Mostra Queermuseu só é transgressora para conservadores. Ilustrada. Folha de São Paulo, 12/09/2018. Disponível em: < https:// www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2018/09/mostra-queermuseu-so-etransgressora-para-conservadores.shtml > Acesso em: 16 out. 2018.
FGV DAPP. Pesquisa da FGV DAPP identifica uso de robôs em 13% do debate nas redes por boicote à exposição Queermuseu. Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP), Rio de Janeiro, jan. 2018. Disponível em: < http://dapp.fgv.br/ pesquisa-da-fgv-dapp-identifica-uso-de-robos-em-13-debate-nas-redespor-boicote-exposicao-queermuseu/ > Acesso em: 29 out 2018.
FOSTER, Gustavo. "Queermuseu": quais são e o que representam as obras que causaram o fechamento da exposição. GAUCHAZH, Porto Alegre, 11/09/2017. Disponível em: < https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/artes/ noticia/2017/09/queermuseu-quais-sao-e-o-que-representam-as-obras-quecausaram-o-fechamento-da-exposicao-9894305.html > Acesso em: 29 out. 2018.
FIDELIS, Gaudêncio. Queermuseu e o enfrentamento do fascismo e do fundamentalismo no brasil em defesa da livre produção de conhecimento. Iluminuras, Porto Alegre, v. 19, n. 46, p. 417-423, jan/jul, 2018.
G1 RS. Pesquisa demonstra que repercussão do cancelamento do Queermuseu foi insuflada por robôs na internet. In. G1 RS, Globo.com. RBS.com. Porto Alegre, RS. 27 fev. 2018, disponível em: < https://g1.globo.com/rs/rio-grandedo-sul/noticia/pesquisa-demonstra-que-repercussao-do-cancelamento-doqueermuseu-foi-insuflada-por-robos-na-internet.ghtml > Acesso em: 16 nov. 2018.
GAMSON, William. Talking politics. New York: Cambridge University Press, 1995.
_______. Foreword. In: REESE, S.; GANDY JR., O. et al. (eds.). Framing public life: perspectives on media and our understanding of the social world. Mahwah, London: Lawrence Erlbaum Associates Publishers, 2001.
GOFFMAN, Erving. Estigma – notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Tradução: Mathias Lambert. Rio de Janeiro: LTD, 1988. Data da Digitalização: 2004. Disponível em: <http://www.aberta.senad.gov.br/ medias/original/201702/20170214-114707-001.pdf > Acesso em: 15 out 2018.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pósmodernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.
LAGO, Lucas; MASSARO, Heloisa. Bots ou não? Um estudo preliminar sobre o perfil dos seguidores dos pré-candidatos à Presidência da República no Twitter. Interlab – pesquisa entre direito e tecnologia, 2018. Disponível em: < http://www.internetlab.org.br/wp-content/ uploads/2018/07/Relatório-Bots-ou-não.pdf > Acesso em: 29 out. 2018.
MORTON, Donald. El nacimiento de lo ciberqueer. In: JIMÉNEZ, Rafael M. Mérida. Sexualidades transgresoras. Una antología de estudios queer. Barcelona: Icária editorial, 2002, p. 111 a 140. Disponível em: < http://kolectivoporoto.cl/wp-content/uploads/2015/11/Mérida-JiménezRafael-Sexualidades-Transgresoras.pdf > Acesso em: 06 out. 2018.
NAME, Daniela. Falta queer no Queermuseu.In. #RevistaCaju, 19/08/2018. Disponível em: < http://revistacaju.com.br/2018/08/19/ falta-queer-em-queermuseu/ > Acesso em: 29 out 2018.
DUPRAT, Deborah; SUIAMA, Sergio Gardenghi. NOTA TÉCNICA – N. 11/2017/ PFDC/MPF. Ministério Público Federal Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão. Brasilia, 31 jan. 2017. Disponível em: < http://pfdc.pgr.mpf.mp.br/temas-de-atuacao/direitos-sexuais-e-reprodutivos/nota-tecnica-liberdadeartistica-e-protecao-de-criancas-e-adolescentes > Acesso em: 08 out. 2018.
RENATA CARVALHO sobre transfobia e censura: “me odeiam sem me conhecerem”. Entrevista concedida a João Ker. Revista Híbrida. 28/09/2017. Disponível em: < https://revistahibrida.com.br/2017/09/28/renatacarvalho-censura-transfobia-entrevista/ > Acesso em: 12 out. 2018.
SANTAELLA, Lucia; LEMOS, Renata. Rede sociais digitais: a cognição conectiva do Twitter. São Paulo: Paulus, 2010.
SILVA, Tomaz Tadeu da; (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007
SIMÕES, Lucas. Queermuseu: quando a estupidez silencia a arte. In: O Beltrano, 2017. Disponível em: < https://www.obeltrano.com.br/portfolio/ queermuseu-quando-estupidez-silencia-arte/ > Acesso em: 15 out 2018.
SONTAG, Susan. Notas sobre o camp. Disponível em: < https:// perspectivasqueeremdebate.files.Página "Criança Viada" é reativada no Tumblr. GAUCHAZH, 15/09/2017. Disponível em: < https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/artes/noticia/2017/09/paginacrianca-viada-e-reativada-no-tumblr-9900761.html > Acesso em: 30 set. 2018.
BUTLER, Judith. Problemas de Gênero. Feminismo e subversão da identidade. Tradução Renato Aguiar. 15o edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.
_______. Quadros de Guerra: quando a vida é passível de luto?. Tradução Sergio Lamarão e Arnaldo Marques da Cunha. 4o. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
BUTLER, Judith. Criticamente subversiva. In: JIMÉNEZ, Rafael M. Mérida. Sexualidades transgresoras. Una antología de estudios queer. Barcelona: Icária editorial, 2002, p. 111 a 140. Disponível em: < http:// kolectivoporoto.cl/wp-content/uploads/2015/11/Mérida-Jiménez-RafaelSexualidades-Transgresoras.pdf 10 out 2018.> Acesso em: 12 out. 2018.
CARNEIRO, Julia Dias.'Queermuseu', a exposição mais debatida e menos vista dos últimos tempos, reabre no Rio. BBC news Brasil. 16/08/2018.Disponível em: < https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45191250 > Acesso em: 15 out 2018.
COLETIVO SEUS PUTOS. QUEERMUSEU PARQUE LAGE 2018 – Você sabe o que significa Queer. 21/08/2018. Disponível em: < https:// coletivoseusputos.wordpress.com/2018/08/21/queermuseu-parque-lage2018-voce-sabe-o-que-significa-queer/ > Acesso em: 10 set. 2018.
ERBER, Laura. Mostra Queermuseu só é transgressora para conservadores. Ilustrada. Folha de São Paulo, 12/09/2018. Disponível em: < https:// www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2018/09/mostra-queermuseu-so-etransgressora-para-conservadores.shtml > Acesso em: 16 out. 2018.
FGV DAPP. Pesquisa da FGV DAPP identifica uso de robôs em 13% do debate nas redes por boicote à exposição Queermuseu. Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP), Rio de Janeiro, jan. 2018. Disponível em: < http://dapp.fgv.br/ pesquisa-da-fgv-dapp-identifica-uso-de-robos-em-13-debate-nas-redespor-boicote-exposicao-queermuseu/ > Acesso em: 29 out 2018.
FOSTER, Gustavo. "Queermuseu": quais são e o que representam as obras que causaram o fechamento da exposição. GAUCHAZH, Porto Alegre, 11/09/2017. Disponível em: < https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/artes/ noticia/2017/09/queermuseu-quais-sao-e-o-que-representam-as-obras-quecausaram-o-fechamento-da-exposicao-9894305.html > Acesso em: 29 out. 2018.
FIDELIS, Gaudêncio. Queermuseu e o enfrentamento do fascismo e do fundamentalismo no brasil em defesa da livre produção de conhecimento. Iluminuras, Porto Alegre, v. 19, n. 46, p. 417-423, jan/jul, 2018.
G1 RS. Pesquisa demonstra que repercussão do cancelamento do Queermuseu foi insuflada por robôs na internet. In. G1 RS, Globo.com. RBS.com. Porto Alegre, RS. 27 fev. 2018, disponível em: < https://g1.globo.com/rs/rio-grandedo-sul/noticia/pesquisa-demonstra-que-repercussao-do-cancelamento-doqueermuseu-foi-insuflada-por-robos-na-internet.ghtml > Acesso em: 16 nov. 2018.
GAMSON, William. Talking politics. New York: Cambridge University Press, 1995.
_______. Foreword. In: REESE, S.; GANDY JR., O. et al. (eds.). Framing public life: perspectives on media and our understanding of the social world. Mahwah, London: Lawrence Erlbaum Associates Publishers, 2001.
GOFFMAN, Erving. Estigma – notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Tradução: Mathias Lambert. Rio de Janeiro: LTD, 1988. Data da Digitalização: 2004. Disponível em: <http://www.aberta.senad.gov.br/ medias/original/201702/20170214-114707-001.pdf > Acesso em: 15 out 2018.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pósmodernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.
LAGO, Lucas; MASSARO, Heloisa. Bots ou não? Um estudo preliminar sobre o perfil dos seguidores dos pré-candidatos à Presidência da República no Twitter. Interlab – pesquisa entre direito e tecnologia, 2018. Disponível em: < http://www.internetlab.org.br/wp-content/ uploads/2018/07/Relatório-Bots-ou-não.pdf > Acesso em: 29 out. 2018.
MORTON, Donald. El nacimiento de lo ciberqueer. In: JIMÉNEZ, Rafael M. Mérida. Sexualidades transgresoras. Una antología de estudios queer. Barcelona: Icária editorial, 2002, p. 111 a 140. Disponível em: < http://kolectivoporoto.cl/wp-content/uploads/2015/11/Mérida-JiménezRafael-Sexualidades-Transgresoras.pdf > Acesso em: 06 out. 2018.
NAME, Daniela. Falta queer no Queermuseu.In. #RevistaCaju, 19/08/2018. Disponível em: < http://revistacaju.com.br/2018/08/19/ falta-queer-em-queermuseu/ > Acesso em: 29 out 2018.
DUPRAT, Deborah; SUIAMA, Sergio Gardenghi. NOTA TÉCNICA – N. 11/2017/ PFDC/MPF. Ministério Público Federal Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão. Brasilia, 31 jan. 2017. Disponível em: < http://pfdc.pgr.mpf.mp.br/temas-de-atuacao/direitos-sexuais-e-reprodutivos/nota-tecnica-liberdadeartistica-e-protecao-de-criancas-e-adolescentes > Acesso em: 08 out. 2018.
RENATA CARVALHO sobre transfobia e censura: “me odeiam sem me conhecerem”. Entrevista concedida a João Ker. Revista Híbrida. 28/09/2017. Disponível em: < https://revistahibrida.com.br/2017/09/28/renatacarvalho-censura-transfobia-entrevista/ > Acesso em: 12 out. 2018.
SANTAELLA, Lucia; LEMOS, Renata. Rede sociais digitais: a cognição conectiva do Twitter. São Paulo: Paulus, 2010.
SILVA, Tomaz Tadeu da; (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007
SIMÕES, Lucas. Queermuseu: quando a estupidez silencia a arte. In: O Beltrano, 2017. Disponível em: < https://www.obeltrano.com.br/portfolio/ queermuseu-quando-estupidez-silencia-arte/ > Acesso em: 15 out 2018.
SONTAG, Susan. Notas sobre o camp. Disponível em: < https:// perspectivasqueeremdebate.files.wordpress.com/2014/06/susansontag_notas-sobre-camp.pdf > Acesso em: 10 out 2018.
VILELA, Monica; PAIXÃO, Sara. QUEERMUSEU: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira Exposição será reaberta no Rio, em 18 de agosto, com 214 obras expostas nas Cavalariças do Parque Lage. In. Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e a Associação de Amigos da Escola de Artes Visuais (AMEAV), (press release). Rio de Janeiro, 18 ago. 2018, disponível em: < http://eavparquelage.rj.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/ EAV_release_Queermuseu_bilingue.pdf > Acesso em: 04 out. 2018.wordpress.com/2014/06/susansontag_notas-sobre-camp.pdf > Acesso em: 10 out 2018.
ILELA, Monica; PAIXÃO, SarPágina "Criança Viada" é reativada no Tumblr. GAUCHAZH, 15/09/2017. Disponível em: < https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/artes/noticia/2017/09/paginacrianca-viada-e-reativada-no-tumblr-9900761.html > Acesso em: 30 set. 2018.
BUTLER, Judith. Problemas de Gênero. Feminismo e subversão da identidade. Tradução Renato Aguiar. 15o edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.
_______. Quadros de Guerra: quando a vida é passível de luto?. Tradução Sergio Lamarão e Arnaldo Marques da Cunha. 4o. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
BUTLER, Judith. Criticamente subversiva. In: JIMÉNEZ, Rafael M. Mérida. Sexualidades transgresoras. Una antología de estudios queer. Barcelona: Icária editorial, 2002, p. 111 a 140. Disponível em: < http:// kolectivoporoto.cl/wp-content/uploads/2015/11/Mérida-Jiménez-RafaelSexualidades-Transgresoras.pdf 10 out 2018.> Acesso em: 12 out. 2018.
CARNEIRO, Julia Dias.'Queermuseu', a exposição mais debatida e menos vista dos últimos tempos, reabre no Rio. BBC news Brasil. 16/08/2018.Disponível em: < https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45191250 > Acesso em: 15 out 2018.
COLETIVO SEUS PUTOS. QUEERMUSEU PARQUE LAGE 2018 – Você sabe o que significa Queer. 21/08/2018. Disponível em: < https:// coletivoseusputos.wordpress.com/2018/08/21/queermuseu-parque-lage2018-voce-sabe-o-que-significa-queer/ > Acesso em: 10 set. 2018.
ERBER, Laura. Mostra Queermuseu só é transgressora para conservadores. Ilustrada. Folha de São Paulo, 12/09/2018. Disponível em: < https:// www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2018/09/mostra-queermuseu-so-etransgressora-para-conservadores.shtml > Acesso em: 16 out. 2018.
FGV DAPP. Pesquisa da FGV DAPP identifica uso de robôs em 13% do debate nas redes por boicote à exposição Queermuseu. Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP), Rio de Janeiro, jan. 2018. Disponível em: < http://dapp.fgv.br/ pesquisa-da-fgv-dapp-identifica-uso-de-robos-em-13-debate-nas-redespor-boicote-exposicao-queermuseu/ > Acesso em: 29 out 2018.
FOSTER, Gustavo. "Queermuseu": quais são e o que representam as obras que causaram o fechamento da exposição. GAUCHAZH, Porto Alegre, 11/09/2017. Disponível em: < https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/artes/ noticia/2017/09/queermuseu-quais-sao-e-o-que-representam-as-obras-quecausaram-o-fechamento-da-exposicao-9894305.html > Acesso em: 29 out. 2018.
FIDELIS, Gaudêncio. Queermuseu e o enfrentamento do fascismo e do fundamentalismo no brasil em defesa da livre produção de conhecimento. Iluminuras, Porto Alegre, v. 19, n. 46, p. 417-423, jan/jul, 2018.
G1 RS. Pesquisa demonstra que repercussão do cancelamento do Queermuseu foi insuflada por robôs na internet. In. G1 RS, Globo.com. RBS.com. Porto Alegre, RS. 27 fev. 2018, disponível em: < https://g1.globo.com/rs/rio-grandedo-sul/noticia/pesquisa-demonstra-que-repercussao-do-cancelamento-doqueermuseu-foi-insuflada-por-robos-na-internet.ghtml > Acesso em: 16 nov. 2018.
GAMSON, William. Talking politics. New York: Cambridge University Press, 1995.
_______. Foreword. In: REESE, S.; GANDY JR., O. et al. (eds.). Framing public life: perspectives on media and our understanding of the social world. Mahwah, London: Lawrence Erlbaum Associates Publishers, 2001.
GOFFMAN, Erving. Estigma – notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Tradução: Mathias Lambert. Rio de Janeiro: LTD, 1988. Data da Digitalização: 2004. Disponível em: <http://www.aberta.senad.gov.br/ medias/original/201702/20170214-114707-001.pdf > Acesso em: 15 out 2018.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pósmodernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.
LAGO, Lucas; MASSARO, Heloisa. Bots ou não? Um estudo preliminar sobre o perfil dos seguidores dos pré-candidatos à Presidência da República no Twitter. Interlab – pesquisa entre direito e tecnologia, 2018. Disponível em: < http://www.internetlab.org.br/wp-content/ uploads/2018/07/Relatório-Bots-ou-não.pdf > Acesso em: 29 out. 2018.
MORTON, Donald. El nacimiento de lo ciberqueer. In: JIMÉNEZ, Rafael M. Mérida. Sexualidades transgresoras. Una antología de estudios queer. Barcelona: Icária editorial, 2002, p. 111 a 140. Disponível em: < http://kolectivoporoto.cl/wp-content/uploads/2015/11/Mérida-JiménezRafael-Sexualidades-Transgresoras.pdf > Acesso em: 06 out. 2018.
NAME, Daniela. Falta queer no Queermuseu.In. #RevistaCaju, 19/08/2018. Disponível em: < http://revistacaju.com.br/2018/08/19/ falta-queer-em-queermuseu/ > Acesso em: 29 out 2018.
DUPRAT, Deborah; SUIAMA, Sergio Gardenghi. NOTA TÉCNICA – N. 11/2017/ PFDC/MPF. Ministério Público Federal Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão. Brasilia, 31 jan. 2017. Disponível em: < http://pfdc.pgr.mpf.mp.br/temas-de-atuacao/direitos-sexuais-e-reprodutivos/nota-tecnica-liberdadeartistica-e-protecao-de-criancas-e-adolescentes > Acesso em: 08 out. 2018.
RENATA CARVALHO sobre transfobia e censura: “me odeiam sem me conhecerem”. Entrevista concedida a João Ker. Revista Híbrida. 28/09/2017. Disponível em: < https://revistahibrida.com.br/2017/09/28/renatacarvalho-censura-transfobia-entrevista/ > Acesso em: 12 out. 2018.
SANTAELLA, Lucia; LEMOS, Renata. Rede sociais digitais: a cognição conectiva do Twitter. São Paulo: Paulus, 2010.
SILVA, Tomaz Tadeu da; (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
SIMÕES, Lucas. Queermuseu: quando a estupidez silencia a arte. In: O Beltrano, 2017. Disponível em: < https://www.obeltrano.com.br/portfolio/ queermuseu-quando-estupidez-silencia-arte/ > Acesso em: 15 out 2018.
SONTAG, Susan. Notas sobre o camp. Disponível em: < https:// perspectivasqueeremdebate.files.wordpress.com/2014/06/susansontag_notas-sobre-camp.pdf > Acesso em: 10 out 2018.
VILELA, Monica; PAIXÃO, Sara. QUEERMUSEU: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira Exposição será reaberta no Rio, em 18 de agosto, com 214 obras expostas nas Cavalariças do Parque Lage. In. Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e a Associação de Amigos da Escola de Artes Visuais (AMEAV), (press release). Rio de Janeiro, 18 ago. 2018, disponível em: < http://eavparquelage.rj.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/ EAV_release_Queermuseu_bilingue.pdf > Acesso em: 04 out.
a. QUEERMUSEU: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira Exposição será reaberta no Rio, em 18 de agosto, com 214 obras expostas nas Cavalariças do Parque Lage. In. Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e a Associação de Amigos da Escola de Artes Visuais (AMEAV), (press release). Rio de Janeiro, 18 ago. 2018, disponível em: < http://eavparquelage.rj.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/ EAV_release_Queermuseu_bilingue.pdf > Acesso em: 04 out. 2018.
Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)