Aberturas à conversação: dois exercícios de aula na licenciatura, a formação docente em artes visuais e a arte na escola

  • Carmen Lúcia Capra Docente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS.
Palavras-chave: Políticas da arte, licenciatura, artes visuais, formação docente, educação.

Resumo

O texto parte do relato sobre um exercício com alunos de alistar as imagens marcantes de suas vidas e formação, realizado na aula de arte contemporânea, no momento pulsante da eleição presidencial iminente, e elaborado com o intuito de envolver os alunos, prestes a formarem no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul-UERGS, em conversas abertas. Ao encontrar as próprias referências e história com as imagens dos alunos, o texto toca na potência e transformação que um curso de licenciatura deveria fazer, considerando os efeitos das políticas da arte na licenciatura em artes visuais e uma dimensão política da formação docente. Opening up the conversation: two class exercises in the licentiate course, teacher training in visual arts and art in the schoolAbstract:The text begins with an account of an exercise carried out in contemporary art class, in which each student made a list of the images that most affected their lives and education, an activity created with the intention to open up conversations with students who were about to graduate in the Licentiate Teaching Course in Visual Art at the State University of Rio Grande do Sul(UERGS), at a very pulsating and controversial moment, just before the 2018 presidential election in Brazil. In finding their own references and history through talking about the students' images, the text touches on the potential and transformation that a licentiate teaching course should achieve and considers the effects of art policies on a licentiate course in visual art and the political dimension of teacher training. 

Biografia do Autor

Carmen Lúcia Capra, Docente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS.
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2017). Docente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS. Membro do Núcleo Educativo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS. Líder do Grupo de Pesquisa Flume Educação e Artes Visuais da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. 

Referências

AGAMBEN, Giorgio. A comunidade que vem. Tradução de Cláudio Oliveira. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

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CAPRA, Carmen Lúcia. Problematizações sobre políticas da arte na licenciatura em artes visuais. É preciso gostar da arte de outro jeito, a licenciatura é uma praça. Porto Alegre: Programa de Pós-graduação em Educação, 2017. Tese de Doutorado. 293f. Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: < http://hdl.handle.net/10183/174852>. Acesso em 11 set. 2018.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014a.

Publicado
2018-12-15
Como Citar
Capra, C. L. (2018). Aberturas à conversação: dois exercícios de aula na licenciatura, a formação docente em artes visuais e a arte na escola. Paralelo 31, 2(11), 92-108. https://doi.org/10.15210/p31.v2i11.15545
Seção
DOSSIÊ: SPMAV VII -Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais