CINEMA BRASILEIRO E SUAS TENDÊNCIAS NARRATIVAS

  • Daniela Santos de Farias Doutora e Mestre em Artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Atualmente é pesquisadora do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa em Identidade e Diversidade Cultural - UNESP/IA. http://orcid.org/0000-0002-2460-7216
Palavras-chave: Narrativas, convergência, arte, cinema, documentário.

Resumo

Em nossa época, percebemos uma atração constante das linguagens e dos meios. A narrativa se torna hiper e o espectador se liberta da linearidade com o uso de teias - redes – links, que permitem um fluxo amplo e complexo num trânsito de infinitas narrativas, por exemplo, Kiko Goifman com o filme 33; Alexandre Carvalho com o filme FLUÍDOS. Estes são exemplos de produtos audiovisuais que passaram por traduções, transformações via convergência de linguagens ou hibridismo entre diferentes mídias. Portanto, o cinema sai de seu lugar comum – as salas de exibição – caracterizando assim, a desterritorialidade e a invasão em novos panoramas, ampliando a complexa linguagem cinematográfica em ambientes virtuais.Palavras-chave: Narrativas; convergência; arte; cinema; documentário. CONTEMPORARY BRAZILIAN CINEMA AND ITS NARRATIVE TENDENCIESAbstract: Currently, we perceive a constant attraction to languages and media. The narrative becomes hyper and the viewer frees himself from linearity with the use of connection resources - networks – links, which allow a wide and complex flow of infinite narratives in transit, as in Kiko Goifman’s film 33; or Alexandre Carvalho’s film FLUÍDOS. These are examples of audiovisual products that have undergone translations, transformations via the convergence of languages or hybridism between different media. Therefore, the cinema leaves its commonplace - the exhibition halls - thus characterizing the deterritorialization and the invasion in new panoramas, expanding the complex cinematic language in virtual environments.Keywords: Narratives; convergence; art; cinema; documentary.

Biografia do Autor

Daniela Santos de Farias, Doutora e Mestre em Artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Atualmente é pesquisadora do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa em Identidade e Diversidade Cultural - UNESP/IA.
 Doutora e Mestre em Artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Atua nas pesquisas sobre arte, ciência e tecnologia. Bacharel em Comunicação e Multimeios pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. De 2010 a 2014 integrou o grupo de pesquisa GIIP - Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Convergências entre Arte Ciência e Tecnologia - UNESP/IA. Atualmente é pesquisadora do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa em Identidade e Diversidade Cultural - UNESP/IA.  Atualmente é pesquisadora do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa em Identidade e Diversidade Cultural - UNESP/IA.

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Publicado
2020-04-27
Como Citar
Farias, D. S. de. (2020). CINEMA BRASILEIRO E SUAS TENDÊNCIAS NARRATIVAS. Paralelo 31, 1(12), 150. https://doi.org/10.15210/p31.v1i12.18643
Seção
Artigos