A ESTÉTICA DO REALISMO CRÍTICO EM ELEFANTE BLANCO
Resumo
O presente artigo divide-se em três partes. Na primeira é discutida a questão dos diferentes projetos imagéticos de construção da realidade que têm lugar na atualidade, tomados basicamente a partir de uma subdivisão: o Realismo midiático e o Realismo crítico. Na segunda parte, enfoca-se como o cinema, agenciando a mesma matéria do primeiro, produz o segundo. Na terceira parte apresenta-se, por meio da construção de planos-sequência do filme Elefante blanco (2012), do diretor argentino Pablo Trapero, como a estética do Realismo crítico é posta em prática.Palavras-chave: Cinema latino-americano; Realismo crítico; Elefante blanco. choque do real; plano-sequência.THE AESTHETICS OF CRITICAL REALISM IN ELEFANTE BLANCOAbstract: This article is divided into three parts. The first discusses different modes to construct reality with images, which we have subdivided in two basic groups: Mediatic realism and Critical realism. In the second part, we focus on how cinema, by [re]assembling [agencement] the same subject matter, can produce the second. Part three presents the construction of Pablo Trapero’s sequences in the film Elefante blanco [White Elephant] (2012), which is seen as a means to put Critical realism aesthetics into practice Keywords: Latin American Cinema; Critical realism; White Elephant; shock of the real; plan-séquence [sequence].Referências
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