Diferença Colonial Como Episteme das Artes de Exterioridade Latino-Americanas

  • Marcos Antônio Bessa-Oliveira Pós-doutorando no PPGEL/FAALC/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS. Doutor em Artes Visuais. Professor na Cadeira de Artes Visuais no Curso de Artes Cênicas e Professor Permanente do PROFEDUC na UEMS – UUCG. Líder do Grupo de Pesquisa NAV(r)E – Núcleo de Artes Visuais em (re)Verificações Epistemológicas – CNPq/UEMS. http://orcid.org/0000-0002-4783-7903
Palavras-chave: Arte Contemporânea, Aquarela, Arte Argentina.

Resumo

Diferença colonial é re-existência dos oprimidos na exterioridade por práticas/teorias hegemônicas geoistóricas. Tal discussão dar-se-á na ex-posição de gentes-sem-corpos, por teorias descoloniais contracartesianas, corpos in-visíveis aos sistemas imperantes presentes na América Latina que apagam por não-representação na cultura e sociedade das diferenças. Argumentamos que corpos invisíveis re-existem. Palavras-chave: Artes; diferença; exterioridade.  Colonial Difference as Episteme of the Arts ofLatin American Exteriority Abstract: Colonial difference is the re-existence of the oppressed in relation to exteriority through hegemonic geo-historical practices/theories. Such a discussion will take place in the ex-position of people-without-bodies, by counter-Cartesian decolonial theories, bodies invisible to the prevailing systems present in Latin America that erase by non-representation in culture and society of differences. We argue that invisible bodies re-exist. Keywords: Arts; difference; exteriority.Deve ser evitado colocar keywords e abstrato aqui, o texto deve iniciar na pagina parte.   

Biografia do Autor

Marcos Antônio Bessa-Oliveira, Pós-doutorando no PPGEL/FAALC/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS. Doutor em Artes Visuais. Professor na Cadeira de Artes Visuais no Curso de Artes Cênicas e Professor Permanente do PROFEDUC na UEMS – UUCG. Líder do Grupo de Pesquisa NAV(r)E – Núcleo de Artes Visuais em (re)Verificações Epistemológicas – CNPq/UEMS.
Pós-doutorando no PPGEL/FAALC/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS. Doutor em Artes Visuais. Professor na Cadeira de Artes Visuais no Curso de Artes Cênicas e Professor Permanente do PROFEDUC na UEMS – UUCG. Líder do Grupo de Pesquisa NAV(r)E – Núcleo de Artes Visuais em (re)Verificações Epistemológicas – CNPq/UEMS. Membro do NECC – Núcleo de Estudos Culturais Comparados – UFMS e do Núcleo de Pesquisa Estudos Visuais – UNICAMP e do Grupo O processo identitário do indígena de Mato Grosso do Sul: análise documental e midiática da luta pela terra (UFMS).

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Publicado
2020-05-01
Como Citar
Bessa-Oliveira, M. A. (2020). Diferença Colonial Como Episteme das Artes de Exterioridade Latino-Americanas. Paralelo 31, 2(13), 102. https://doi.org/10.15210/p31.v2i13.18693