-
Leandro Machado
Em 2018, projeto de Leandro Machado – Arqueologia do Caminho foi agraciado pelo Edital SEDACTEL do Concurso Pró-cultura RS FAC #juntospelaculturainscrito e produção da STEPHANOU Cultural na finalidade: Circulação Nacional/Internacional. Entre dezembro de 2018 e agosto de 2019 apresentou seu livro e sua Exposição Arqueologia do Caminho em três países: Brasil, em Porto Alegre no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul/MACRS, e em Rio de Janeiro, no Espaço Cultural Canto da Carambola; no Uruguai, em Montevidéu, na Galeria Marte; e na França, em La Rochelle, no Centre Intermondes.Bacharel em Artes Visuais com habilitação em Pintura e licenciado em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS.
Palavras-chave:
Ensaio visual, prosa, fotografia, paisagem, racismo.
Resumo
Leandro Machado apresenta um ensaio visual que é, ao mesmo tempo, prosa poética: dois movimentos, um visual e o outro verbal, mas nenhum meramente acompanha o outro, como música de fundo. O artista fala dos rios, dos sons e cheiros, das flores, dos terrores, dos tambores. É um canto lírico das sensações brasis sem fronteira entre os países ou entre as palavras que inventa. Pontos de vista da cidade no encontro com a praia, a paisagem, o vento e o peso; por trás do véu da beleza, esconde o racismo.Palavras-chave: Ensaio visual; prosa; fotografia; paisagem; racismo. The River with Our Fish, Give them backLeandro Machado presents a visual essay that is also poetic prose: two movements, one visual and the other verbal, but neither merely accompanies the other, as would background music. The artist speaks of rivers, sounds and smells, flowers, terrors, drums. It is a lyrical song of Brazilian sensations without a border between countries nor between the words he invents. Views of the city encounter the beach, the landscape, the wind and the weight; for behind the veil of beauty, hides racism.Keywords: Visual essay; prose; photography; landscape; racism.
Biografia do Autor
Leandro Machado, Em 2018, projeto de Leandro Machado – Arqueologia do Caminho foi agraciado pelo Edital SEDACTEL do Concurso Pró-cultura RS FAC #juntospelaculturainscrito e produção da STEPHANOU Cultural na finalidade: Circulação Nacional/Internacional. Entre dezembro de 2018 e agosto de 2019 apresentou seu livro e sua Exposição Arqueologia do Caminho em três países: Brasil, em Porto Alegre no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul/MACRS, e em Rio de Janeiro, no Espaço Cultural Canto da Carambola; no Uruguai, em Montevidéu, na Galeria Marte; e na França, em La Rochelle, no Centre Intermondes.Bacharel em Artes Visuais com habilitação em Pintura e licenciado em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS.
Bacharel em Artes Visuais com habilitação em Pintura e licenciado em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Possui Especialização em Saúde Mental no Hospital Psiquiátrico São Pedro, Residência Integrada em Saúde, pela Escola de Saúde Pública de Porto Alegre. Desde 1998, participa de exposições coletivas e já realizou várias exposições individuais. Em 2012, foi selecionado como artista convidado do Projeto Casa Grande Prêmio Funarte de Arte Negra, Ministério da Cultura.Em 2015, foi selecionado pelo FUMPROARTE da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, RS, para a realização do Projeto Arqueologia do Caminho. Em 2017, recebeu o 1º Prêmio de Arte Contemporânea da Aliança Francesa, em Porto Alegre. Em 2018, seu projeto Leandro Machado – Arqueologia do Caminho foi agraciado pelo Edital SEDACTEL do Concurso Pró-culturaRS FAC #juntospelaculturainscrito e produção da STEPHANOU Cultural na finalidade: Circulação Nacional/Internacional. Entre dezembro de 2018 e agosto de 2019 apresentou seu livro e sua Exposição Arqueologia do Caminho em três países: Brasil, em Porto Alegre no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul/MACRS, e em Rio de Janeiro, no Espaço Cultural Canto da Carambola; no Uruguai, em Montevidéu, na Galeria Marte; e na França, em La Rochelle, no Centre Intermondes.
Como Citar
Machado, L. (2020). O Rio com Nossos Peixes, Devolvam. Paralelo 31, 2(13), 164. https://doi.org/10.15210/p31.v2i13.18722
Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)