CONCEIÇÃO DE MIL SAMBAS

Palavras-chave: Habitus cancional, Aprendizagem informal, Música popular brasileira, Compositoras cancionistas.

Resumo

Conceição Rosa Teixeira (1940-) compôs mais de mil sambas sem receber educação musical formal nem reconhecimento, oferecendo a oportunidade para entender processos criativos em música popular. O trabalho de Conceição Teixeira toca em questões de gênero, religião, classe e etnia a partir da perspectiva sociológica da produção cultural (BOURDIEU, 1993), articulando reflexões sobre habitus, campo e capital cancional.Palavras-chave: Habitus cancional; Aprendizagem informal; Música popular brasileira; Compositoras cancionistas. CONCEIÇÃO: WOMAN OF A THOUSAND SAMBASAbstract: Conceição Rosa Teixeira (1940-) wrote more than a thousand sambas without receiving formal musical education or recognition. She offers the opportu­nity to understand creative processes in popular music. Her work relates to issues of gender, religion, class and ethnicity from the sociological perspective of cultural production (BOURDIEU, 1993), articulating reflections on habitus, field and capital in songwriting. Keywords: Songwriting habitus; Informal learning; Brazilian popular music; Women songwriters.  

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Biografia do Autor

Leandro Maia, Universidade Federal de Pelotas/UFPel
Doutor em Música (Songwriting) pela Bath Spa University/ Reino Unido. Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas/UFPel. Prêmio Ibermusicas de Composição de Canção Popular (2014). Compositor dos discos “Palavreio (2008)”, “Mandinho” (2013, infantil) e “Suíte Maria Bonita e Outras Veredas” (2014). 

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Publicado
2021-01-24
Como Citar
Maia, L. (2021). CONCEIÇÃO DE MIL SAMBAS. Paralelo 31, 1(14), 80. https://doi.org/10.15210/p31.v1i14.20504
Seção
Artigos