UMA REVOLUÇÃO ESTÉTICA: O ABSTRACIONISMO DE INAH (1959-1979)

Palavras-chave: Gênero, História das Mulheres, Pintura abstrata.

Resumo

Antes mesmo do abstracionismo se consolidar como nova linguagem pictórica no Rio Grande do Sul, Inah D’Ávila Costa (1915-1998) iniciou o que viria a ser uma revolução nos modos de ensinar, fruir e produzir arte na cidade de Pelotas (RS). Apesar da sua relevância na constituição do sistema das artes pelotense, atestada em estudos recentes, Inah ainda é pouco conhecida, se comparada à notoriedade alcançada pelos seus colegas homens de profissão. Para compreender as possíveis razões desse apagamento, recorremos à História das Mulheres (PERROT, 2008) sobre a perspectiva de gênero (SCOTT, 1992; 1995), observando as matizes interseccionais deste conceito através das categorias raça/etnia & classe e geração/ faixa etária & estado civil. O texto apresenta um recorte de vinte anos (1959-1979), significativo do percurso da pintora, posto que foi o seu período maior atividade. A análise deste período foi baseada em fontes de suportes diversos, como cartas; reportagens e críticas dos jornais locais e no depoimento oral de uma sobrinha.Palavras-chave: Gênero; História das Mulheres; Pintura abstrata.UNA REVOLUCIÓN ESTÉTICA: EL ABSTRACIONISMO DE INAH (1959-1979)Resumem:  Antes mismo del abstraccionismo consolidarse como nuevo lenguaje pic­tórico en Rio Grande del Sur (RS), Inah D’Ávila Costa (1915-1998) empezó lo que vendría a ser una revolución en las maneras de enseñar, fruir y producir arte en la ciudad de Pelotas /RS. Mientras su relevancia en la constitución del sistema de las artes pelotense, certificada en estudios recientes, Inah todavía es poco conocida, comparado a la notoriedad alcanzada por sus compañeros hombres de profesión. Para comprender las razones posibles de esa suspensión, recurrimos a la Historia  de las Mujeres (PERROT, 2008) sobre la perspectiva de género (SCOTT,1992; 1995), observando los matices interseccionales de ese concepto a través de las categorí­as raza/etnia & clase y generación/franja etaria y estado civil. El texto presenta un recorte de veinte años (1959-1979), significativo del recorrido de la pintora, pues­to que fue su periodo de mayor actividad. El análisis de ese periodo se basó en fuentes de soportes diversos, como cartas; reportajes y críticas de los periódicos locales y en el testimonio oral de una sobrina.Palabras clave: Género; Historia de las Mujeres; Pintura abstracta.  

Biografia do Autor

Rebecca Corrêa e Silva, Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC
Doutora pelo Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina/ UFSC. Mestre em Gestão Cultural pela Universidade do Algarve/UAlg (Portugal), equivalente ao título de mestra em Memória Social e Patrimônio Cultural, revalidado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha.

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Publicado
2021-01-24
Como Citar
Corrêa e Silva, R. (2021). UMA REVOLUÇÃO ESTÉTICA: O ABSTRACIONISMO DE INAH (1959-1979). Paralelo 31, 1(14), 98. https://doi.org/10.15210/p31.v1i14.20505
Seção
Artigos