AS FIGURAS DO FEMININO NA ARTE SACRA CATÓLICA: DEVOÇÃO, REGRAMENTO E RECRIAÇÕES

Palavras-chave: Arte Sacra, Representação feminina, Expansão Ibérica para o sul do Brasil.

Resumo

Este trabalho propõe investigar a arte religiosa produzida e chegada ao extremo sul do Brasil, nos séculos XVIII e XIX, especialmente a estatuária que representa a figura da Virgem, imagem trazida através do trabalho missionário para a região e atualizada ao longo do tempo. Procura pensar como algumas práticas culturais ibéricas, como o culto das imagens católicas, chegaram ao continente americano, misturadas, recriadas e adaptadas, contribuindo para a ressignificação da sociedade naquela região. O estudo que propõe a análise dessa imagem, produzida no barroco brasileiro, estabelece uma comparação no tempo e no espaço para explorar as ligações históricas (SUBRAHMANYAM, 1994) e, para além delas, focaliza as formas de imposição e padronização do comportamento feminino associado à virtude e à misericórdia, através da representação e seus usos. A misericórdia, cuja imagem dialoga com os aspectos litúrgicos de uma cronística do século XV, se expande para o estatuário, tendo em vista o aspecto devocional. No que diz respeito à questão do ídolo, a divinização da Virgem está na maioria das suas representações que são promovidas e reforçadas pelo caminho da mística, como a catequização dos indígenas na América, constituindo o poder Católico no contexto da expansão. Portanto, a relação entre a imagem e a construção das identidades nos leva a pensar nas representações como propositoras da empatia e da devoção, relacionada a questões políticas e educacionais ainda presentes no mundo contemporâneo.Palavras-chave: Arte Sacra; Representação feminina; Expansão Ibérica para o sul do Brasil. FEMALE FIGURES IN SACRED CATHOLIC ART: DEVOTION, RULES AND RECREATIONSAbstract: This paper intends to investigate the religious art produced which was present in the extreme south of Brazil, in the 18th and 19th centuries, especially the statuary that represents the figure of the Virgin, an image brought to the region through missionary work and updated over time. It seeks to think how some Iberian cultural practices, such as the cult of Catholic images, had manifested itself on the American continent, and how it has been mixed, recreated and adapted, contributing to the redefinition of society in that re­gion. The study, which proposes the analysis of this image, produced during the Baroque in Brazil, establishes a comparison in time and space to explore historical con­nections (SUBRAHMANYAM, 1994) and it also comments on how representation and its uses imposed forms of standardization for female behavior associated with virtue and mercy. The image of Mercy, which is part of a dialogue with the liturgical aspects of a 15th century historical narrative, expands to statuary, in view of the devotional aspect. With regard to the issue of the idol, the divinization of the Virgin is promoted and reinforced in most of her representations through the path of mysticism, and by catechizing indigenous people in America, constituting Catholic power in the context of expansion. Therefore, the relationship between image and the construction of identities leads us to think of representations as proposers of empathy and devotion, related to political and educational issues still present in the contemporary world.Keywords: Religious Art; Female representation; Iberian expansion to the south of Brazil.

Biografia do Autor

Larissa Patron Chaves, Universidade Federal de Pelotas/UFPel
Pós-Doutora em Ciência Política pela Universidade de Évora. Portugal. Doutora em História pela Unisinos. Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas/UFPel.

Referências

CREMADES, Fernando Checa; TURINA, José Miguel Morán. Él Barroco. Madrid: Istmo, 2010, p. 228.

GEERTZ, Cliford. A interpretação das culturas. RJ: LTC, 2008.

GRUZINSKI, Serge. Os mundos misturados da monarquia católica e outras connected histories. Topoi (Rio J.), Rio de Janeiro , v. 2, n. 2, p. 175-196, jun. 2001 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237- 101X2001000100175&lng=en&nrm=iso>. Accesso em 08 nov. 2020.

HONOR, André Cabral. Universo Cultural Carmelita no além-mar: Formação e atuação dos carmelitas reformados nas capitanias do norte do estado do Brasil (secs. XVI – XVIII). 2014. 330f. Tese (Doutorado em História). Universidade Federal de Minas Gerais, 2014.

KLUCKERT, Ehrenfried. “Emblemática”. In: TOMAN, Rolf (org). O Barroco: arquitectura, escultura, pintura. Trad. De Maria da Luz Cidreiro Lopes et al. Konigswinter: Konemann; Tandem Verlag, 2004.

MANSO, Maria de Deus Beites. A Companhia de Jesus na Índia (1542-1622): Atividades religiosas, poderes e contratos culturais. Macau: Macau UngHeng, 2009.

OLIVEIRA, Mari. A América alegorizada: Imagens e Visões do Novo mundo na iconografia europeia dos séculos XVI – XVIII. João Pessoa: Editora da UFPB, 2014.

PERROT, Michelle. Práticas da Memória Feminina. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 8, n. 18, ago/set. 1989. p. 15.

SUBRAHMANYAM, Sanjay. O Império Português na Ásia, 1500-1700. Lisboa: Editora 70, 1994.

TODOROV, Tzbetan. A conquista da América. SP: Martins Fontes, 198.

WILLIAMSON, Beth. Christian Art. A very short introduction. New York: Oxford University Press, 2004.

Publicado
2021-01-24
Como Citar
Patron Chaves, L. (2021). AS FIGURAS DO FEMININO NA ARTE SACRA CATÓLICA: DEVOÇÃO, REGRAMENTO E RECRIAÇÕES. Paralelo 31, 1(14), 218. https://doi.org/10.15210/p31.v1i14.20513
Seção
Artigos