Provocações para fazer/pensar a pintura: notas de ateliê

Palavras-chave: Pintura, Margem, Distensão

Resumo

O texto tem como objetivo provocar o debate acerca do campo da pintura por meio da apresentação de trabalhos realizados pelo autor entre os anos de 2000 e 2020. Partindo da pintura enquanto conceito e campo de consistência para a imagem do pensamento, margem de enfrentamento e dobra, busca-se problematizar o seu campo operacional e ativar a criação de uma hipótese pictórica.Palavras-chave: Pintura; Margem; Distensão. Provocations for making / thinking about painting: studio notes Abstract: The text aims to provoke a debate about the field of painting through the presentation of works executed between 2000 and 2020. Starting from the standpoint of painting as a concept and a field of consistency for the image of thought, a margin of confrontation and fold, we intend to problematize its operational field and activate the creation of a pictorial hypothesis.Keywords: Painting; Margin; Distension.

Biografia do Autor

Clóvis Vergara de Almeida Martins Costa, Universidade Federal de Pelotas/UFPel
Artista plástico, Doutor em Artes Visuais/ concentração Poéticas Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas. Em 2015, realizou o Programa de Doutorado-Sanduíche na Universidade de Lisboa - Portugal (Bolsista CAPES). Atualmente vive na cidade de Pelotas/ RS, onde mantém seu ateliê na Praia do Laranjal. Desenvolve pesquisa ligada à pintura e suas distensões por meio da experiência direta na paisagem.

Referências

DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: a lógica da sensação. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 2007.

DELEUZE, Gilles. GUATTARI, Felix. O que é filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A pintura encarnada. São Paulo: Escuta, 2012.

FLORES, Laura González. Fotografia e pintura: dois meios diferentes? São Paulo: Martins Fontes, 2001.

HOCKNEY, D. O conhecimento secreto. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

MAIA, Tomás. Incandescência: Cézanne e a pintura. Lisboa: Atelier-Museu Júlio Pomar, 2015.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

Publicado
2020-12-10
Como Citar
Martins Costa, C. V. de A. (2020). Provocações para fazer/pensar a pintura: notas de ateliê. Paralelo 31, 2(15), 58. https://doi.org/10.15210/p31.v2i15.21000