Provocações para fazer/pensar a pintura: notas de ateliê
Resumo
O texto tem como objetivo provocar o debate acerca do campo da pintura por meio da apresentação de trabalhos realizados pelo autor entre os anos de 2000 e 2020. Partindo da pintura enquanto conceito e campo de consistência para a imagem do pensamento, margem de enfrentamento e dobra, busca-se problematizar o seu campo operacional e ativar a criação de uma hipótese pictórica.Palavras-chave: Pintura; Margem; Distensão. Provocations for making / thinking about painting: studio notes Abstract: The text aims to provoke a debate about the field of painting through the presentation of works executed between 2000 and 2020. Starting from the standpoint of painting as a concept and a field of consistency for the image of thought, a margin of confrontation and fold, we intend to problematize its operational field and activate the creation of a pictorial hypothesis.Keywords: Painting; Margin; Distension.Downloads
Referências
DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: a lógica da sensação. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 2007.
DELEUZE, Gilles. GUATTARI, Felix. O que é filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A pintura encarnada. São Paulo: Escuta, 2012.
FLORES, Laura González. Fotografia e pintura: dois meios diferentes? São Paulo: Martins Fontes, 2001.
HOCKNEY, D. O conhecimento secreto. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
MAIA, Tomás. Incandescência: Cézanne e a pintura. Lisboa: Atelier-Museu Júlio Pomar, 2015.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)