O diagrama da gruta: imagem e pintura em Clarice Lispector e Gilles Deleuze
Resumo
Como enunciar a conflagração que dá lugar a uma imagem? Neste ensaio exploramos esta questão desde uma articulação oferecida pelo conceito de diagrama, tal como o lemos em Lógica da Sensação, de Gilles Deleuze, exibindo uma investigação do plano de forças que compõem as imagens de dois quadros pintados pela escritora Clarice Lispector, que possuem como tema a gruta. Nessa exploração, partilhando um recorte possível diante da complexidade dos processos de criação, teríamos um “diagrama da gruta”.Palavras-chave: Clarice Lispector; Gilles Deleuze; Pintura. Imagem; Diagrama. Le diagramme de la grotte: image et peinture dans Clarice Lispector et Gilles DeleuzeRésumé: Comment énoncer la conflagration qui donne place à une image? Dans cet essai, nous avons exploré cette question à partir d'une articulation offerte par le concept de diagramme, tel que nous le lisons dans la Logique de la Sensation de Gilles Deleuze, montrant une investigation du plan des forces qui composent les images de deux tableaux peints par l'écrivain Clarice Lispector, qui ont pour thème la grotte. Dans cette exploration, partageant une esquisse possible devant de la complexité des processus de création, nous aurions un « diagramme de la grotte». Mots-clés: Clarice Lispector; Gilles Deleuze; Peinture; Image; Diagramme.Referências
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Tradução Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
CURI, Simone. A escritura nômade em Clarice Lispector. Chapecó: Argos, 2001.
DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. Tradução Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1997.
__________. Logique de la sensation. Paris: Editions de la différence, 1981.
__________. Francis Bacon. Lógica da Sensação. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 2007.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A semelhança informe: ou o gaio saber visual segundo Georges Bataille. Tradução Caio Meira e Fernando Scheibe. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.
LISPECTOR, Clarice. Água viva. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
__________. Minhas queridas. Teresa Montero (Org.). Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
__________. Um sopro de vida. Rio de Janeiro: Círculo do Livro, 1978.
MATTOS, Patrícia. Identificação de anéis anuais de crescimento e estimativa de idade e incremento anual em diâmetro de espécies nativas do Pantanal da Nhecolândia, MS. Tese (Tese em Engenharia Florestal do Setor de Ciências Agrárias). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1999. Disponível em: Acesso em: 10 nov. 2019.
ROQUE, Tatiana. Sobre a noção de diagrama: matemática, semiótica e as lutas minoritárias. In: Revista Trágica: estudos de filosofia da imanência. Vol. 8 – nº 1 – pp.84-104, 2015. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/article/ view/26805> Acesso em: 10 mar. 2020.
SAUVAGNARGUES, Anne. Deleuze et l’art. Paris: Presses Universitaires de France, 2014.
SOUSA, Carlos Mendes de. Clarice Lispector: figuras da escrita. Rio de Janeiro: Instituto Moreira Salles, 2012.
Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)