Maquinações Poéticas: uma aula, uma pesquisa, uma vida
Resumo
Este artigo ensaia compor uma poética dos percursos da aula, da pesquisa e da vida. Tensiona, com Gilles Deleuze e Félix Guattari, o que passa e o que pode vir a passar entre essas relações. Questiona como são produzidas as sínteses de verdade e como são instituídos os conteúdos e as expressões em um determinado meio. Problematiza, com o Método Maquinatório, modos e ritmos possíveis de maquinar e de fabular deslocamentos e perspectivas: ora um meio, ora um modo, ora um ritmo. E, o que passou?Palavras-chave: Método Maquinatório; Poética, Vida; Pesquisa; Aula. Poetic Machinations: a class, research, a lifeAbstract: This article attempts to compose a poetic about the pathways of the class, research and life. It intensifies, by means of Gilles Deleuze and Félix Guattari, what happens and what may come to pass between their relationships. It questions how the synthesis of truth is produced and how the contents and expressions of a certain subject are instituted. Using the Machinatory Method, it problematizes possible ways and rhythms for machinating and fabulating displacements and perspectives: sometimes through a medium, sometimes a means, sometimes a rhythm. So, what happened?Keywords: Machinatory Method; Poetic; Life; Research; Class.Referências
BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 2015.
DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Ed. 34, 1997.
______. Lógica do sentido (Trad. L. R. Salinas Fortes). São Paulo: Perspectiva, 1998.
______. Nietzsche e a filosofia. Tradução: Edmundo Fernandes Dias e Ruth Joffily Dias. Rio de Janeiro: Ed. Rio de Janeiro, 1976.
______; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. vol. 1. 2ª edição. 2ª reimpressão. Coleção TRANS. São Paulo: Editora 34, 2017a.
______; ______. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. vol.2. 2ª edição. 1ª reimpressão. Coleção TRANS. São Paulo: Editora 34, 2015.
______; ______. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. vol. 3. 2ª edição. 2ª reimpressão. Coleção TRANS. São Paulo: Editora 34, 2017b.
______; ______. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. vol. 4. 2ª edição. 1ª reimpressão. Coleção TRANS. São Paulo: Editora 34, 2017c.
______; ______. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. vol. 5. 2ª edição. 1ª reimpressão. Coleção TRANS. São Paulo: Editora 34, 2017d.
______; ______. O anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia. 2ª ed. São Paulo: Editora 34, 2011.
______; ______. O que é a filosofia? 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora 34, 1997.
DE ARAUJO, Róger Albernaz; CORAZZA, Sandra Mara. Método maquinatório de pesquisa. Pegagogía y Saberes, 49, p. 67-80, 2018.
FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.
______. Estratégia, poder-saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006a.
______. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2006b.
______. Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
______. Repensar a política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
______. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.
______. O nascimento de um mundo. In FOUCAULT, M. Filosofia, diagnóstico do presente e verdade. p. 51-54. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.
NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra. São Paulo: Civilização Brasileira, 1977.
Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)