Diferença Preta
Resumo
Este texto tem por intenção compartilhar um encontro realizado entre as proposições feitas por Gilles Deleuze e alguns traços dos modos de pensar da negritude. Para isso, são tomadas desses as ideias referentes à arte, com especial atenção para a música. A pretensão é criar caminhos para um possível devir negro das ideias deste filósofo. Fazendo parte deste encontro, pensadores como Muniz Sodré, José Carlos dos Anjos e Rincon Sapiência contribuem para que este artigo crie um espaço de compartilhamento de ideias, por sua vez, um Deleuze Preto.Palavras-chave: Diferença Preta; Ritmo; Deleuze.Black DifferenceAbstract: This paper is intended to share a meeting that took place involving proposals falling between those of Gilles Deleuze and some aspects and ways to think about blackness. With this in mind, these have been considered with regard to ideas about art, paying special attention to music. The intention is to create paths for this philosopher’s ideias’ possible black becoming. Also involved in this encounter are thinkers such as Muniz Sodré, José Carlos dos Anjos and Rincon Sapiência whose thought contributes to this article creating a space for sharing ideas, in turn, a Black Deleuze.Keywords: Black Difference; Rhythm; Deleuze.Referências
CAGE. J. O futuro da música. In: Escritos de artistas: anos 60/70. Tradução de Pedro Süssekind at al. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,2006.
DOS ANJOS, J. C. Brasil: uma nação contra as suas minorias. Revista de sicanálise da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre, Porto Alegre, Vol. 26, n. 3, p. 507 – 521.
DELEUZE, G. Conversações. 4ª Edição. Tradução de Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
______; GUATTARI. F. Kafka: por uma literatura menor. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda., 1977.
______; ______. O que é a filosofia? 2ª Edição. Tradução de Bento Prado Jr e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
______; ______. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 4. Tradução de Suely Rolnik. São Paulo: Ed. 34, 1997
______. Diferença e repetição. 2ª Edição. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2006.
FERRAZ, S. Música e repetição: a diferença na composição contemporânea. São Paulo: EDUC, 1998.
PACHECO, E. G. Por uma (des)educação musical. Tese (Doutorado) Programa de Pós-Graduação em Educação UFRGS. Porto Alegre, 2011.
SANDRONI, C. Feitiço decente: transformações do samba no Rio de Janeiro (1917 – 1933). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed; Ed. UFRJ, 2001.
SODRÉ, M. O terreiro e a cidade: a forma social negro-brasileira. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1988.
______. Pensar Nagô. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2017.
Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)