Cartografias da Arte: da Literatura à Imagem

Palavras-chave: Deleuze, Cartografia, Arte, Literatura, Imagem.

Resumo

Este artigo é uma versão em português do primeiro capítulo do livro de Anne Sauvagnargues Deleuze et l’art, publicado em francês em 2005 pela Presses Universitaires de France. Mais do que uma introdução ao livro, ele apresenta as principais linhas que, para a autora, conduziram o pensamento de Deleuze sobre a arte. Segundo Sauvagnargues é possível cartografar três filosofias da arte operando no pensamento de Gilles Deleuze, num movimento que inicia dando privilégio à literatura, passando por uma investigação das implicações da crítica política sobre a arte, até uma última fase dedicada a uma semiótica da imagem e da criação artística. Sauvagnargues ainda reconhece, nesse percurso, os desdobramentos que o encontro com o pensamento de Félix Guattari produzirá nas reflexões de Deleuze sobre o campo artístico. Desse modo a autora nos mostra que das obras iniciais até Diferença e Repetição (1968), a literatura possui lugar de destaque nas análises de Deleuze. De O Anti-Édipo (1972) até Mil Platôs (1980), escritos em parceria com Félix Guattari, teremos uma crítica radical à interpretação. Por fim, na última fase, Deleuze se dedica às artes não discursivas, onde o conceito de imagem tomará cada vez mais espaço em obras como Francis Bacon – Lógica da Sensação (1981), dedicada à pintura, e em Cinema 1: Imagem-Movimento (1983) e Cinema 2: Imagem- Tempo (1985), obras dedicadas ao cinema.Palavras-chave: Deleuze; Cartografia; Arte; Literatura; Imagem. Cartographies de l’art: de la littérature à l’image Résumé: Cet article est une version portugaise du premier chapitre du livre d’Anne Sauvagnargues Deleuze et l’art, publié en français en 2005 aux Presses Universitaires de France. Plus qu'une introduction au livre, il présente les lignes qui, pour l'auteur, ont conduit la pensée de Deleuze sur l'art. Selon Sauvagnargues, il est possible de cartographier trois philosophies de l'art opérant dans la pensée de Gilles Deleuze, dans un mouvement qui commence par le privilège à la littérature, en passant par une investigation sur les implications de la critique politique sur l'art, jusqu'à une dernière phase consacrée à la sémiotique de l'image et de la création artistique. Sauvagnargues reconnaît encore, dans cette voie, les implications que la rencontre avec la pensée de Félix Guattari va produire dans les réflexions de Deleuze sur le plan artistique. Ainsi, l'auteur nous montre que depuis les premières oeuvres jusqu'à Différence et Répétition (1968), la littérature occupe une place prépondérante dans les analyses de Deleuze. De L’Anti-OEdipe (1972) à Mille Plateaux (1980), écrit avec Félix Guattari, nous aurons une critique radicale de l'interprétation. Enfin, dans la dernière phase, Deleuze se consacre aux arts non discursifs, où le concept d'image gagnera plus d’espace dans des oeuvres telles que Francis Bacon – Logique de la Sensation (1981), consacrée à la peinture, et dans Cinéma 1: L'Image-Mouvement (1983) et Cinéma 2: L'image-Temps (1985), oeuvres dédiées au cinémaMots-clés: Deleuze; Cartographie; Art; Littérature; Image

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anne Sauvagnargues, Université Paris-Nanterre
Artista visual, escritora, filósofa e uma das maiores especialistas no pensamento de Gilles Deleuze. Professora do departamento de filosofia na Université Paris-Nanterre, acolhe pesquisadores do mundo inteiro no seu Laboratório Histoire des Arts et des Représentations. Pesquisadora da história da arte e da estética, explora o fio que atravessa toda obra de Deleuze em sua relação com a arte. Dedica-se atualmente ao desenvolvimento de uma Ecologia das Imagens, na qual conceitos da filosofia da diferença dialogam intensivamente com sua poética em pintura, e oferecem novas abordagens ao conceito de imagem. Suas obras foram exibidas em diversas exposições na França e na Suíça, e seus livros traduzidos para várias línguas. 
Édio Raniere da Silva, Universidade Federal de Pelotas, RS.
Doutor em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS. Realizou pós-doutorado na Université Paris-Nanterre, França, sob orientação de Anne Sauvagnargues. Professor Adjunto do Curso de Psicologia da UFPel onde coordena o Laboratório de Arte e Psicologia Social – LAPSO.  
Lilian Hack, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, RS.
Doutora em Artes Visuais, com ênfase em História, Teoria e Crítica da Arte pelo PPGAV/Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS (2020), realizou pesquisa pelo PDSE/CAPES na UPJV, em Amiens, França (2018-2019). Investiga os processos de criação na escrita sobre arte e as relações entre palavra e imagem.   
Roger Xavier, Universidade Paris 8, Saint-Denis, França
Doutorando na Universidade Paris 8: Saint Denis, França com foco na filosofia de Peter Sloterdijk. Licenciatura em filosofia pela Universidade Estadual de Londrina, com orientação de Anne Sauvagnargues realizou seu mestrado em filosofia contemporânea na Universidade de Paris X.   

Referências

DELEUZE, Gilles. Description de la femme. Pour une Philosophie d’autrui sexuée. Poésie 45, n 28, octobre-novembre 1945.

______. Mystère d’Ariane(sur Nietzsche). Bulletin de la Société française d’études nietzschéennes, mars 1963, p.12-15, rééd. Philosophie, 17, hiver 1987, p.67-72.

______. Mystique et masochisme, (Entretien avec Madeleine Chapsal). La Quinzaine littéraire, nº 25, 1-15, avril, 1967.

______. L’éclat de rire de Nietzsche, (Entrevista com Guy Dumur). Le Nouvel Observateur, 5 avril 1967.

______. Logique du sens. Paris: Minuit, 1969.

______. Spinoza. Textes choisis. Paris: PUF, 1970.

______. Marcel Proust et les signes. Paris: Presse Universitaire de France, 1964, 1970, 1976.

______. Francis Bacon. Logique de la sensation. Paris: La Différence, 1981.

______. Spinoza. Phisosophie pratique. Paris: Minuit, 1981.

______. L'image-mouvement, Paris: Minuit, 1983.

______. L’image temps. Paris: Minuit, 1985.

______. A imagem-movimento. Tradução de Stella Senra. São Paulo: Brasiliense, 1985.

______. Foucault, Paris: Les Editions du Minuit, Coll. “Critique”, 1988.

______. Pourparlers, Paris: Minuit, 1991.

______. Conversações. Tradução de Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: Ed.34, 1992.

______. Critique et Clinique, Paris: Minuit, 1993.

______. Crítica e Clínica. Tradução de Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1997.

______. Lógica do sentido. Tradução de Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo, Editora Perspectiva, 1998.

______. Deux régimes de fous. Textes et entretiens 1975-1995. Paris: Minuit. 2003.

______. Proust e os signos. Tradução de Antônio Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

______. A imagem-tempo. Tradução de Eloisa de Araújo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2005.

______. Francis Bacon: Lógica da Sensação. Tradução de Roberto Machado. São Paulo: Zahar, 2007.

______. Foucault. Tradução de Claudia Sant’Anna Martins. Revisão de Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2013.

______.; BENE, C. Superpositions. Paris: Minuit, 1979.

______.; FROMANGER, G. Fromanger, le peintre et le modèle . Paris: Baudard Alvarez, 1973.

____.; GUATTARI, F. La synthèse disjonctive. L’Arc, n43, Klossowski, 1970.

______.; ______. L’anti-OEdipe. Paris: Minuit, 1972.

Publicado
2020-12-20
Como Citar
Sauvagnargues, A., Raniere da Silva, Édio, Hack, L., & Xavier, R. (2020). Cartografias da Arte: da Literatura à Imagem. Paralelo 31, 2(15), 246. https://doi.org/10.15210/p31.v2i15.21011
Seção
Traduções