As Ruínas do Moinho Queimado: o desdobramento poético da adversidade
Resumo
Resumo: O artigo estuda as poéticas da destruição através das ruínas do moinho queimado, hoje um museu, um lugar da memória e uma fonte de criação de relatos literários. Toda ruína exibe os vestígios do que já não está, assinala uma ausência, conserva um vazio, configura um nó histórico no qual se entrelaçam distintas temporalidades, um território localizado na cartografia das recordações e uma encruzilhada estética, onde a arquitetura – ou o que resta dela – se transborda em narrativas. Palavras-chave: Ruínas; Poéticas da destruição; Narrativas. Abstract: The article studies the poetics of destruction through the ruins of the burned mill, today a museum, a place of memory and a creating source for literary stories. Every ruin displays the traces of what is no longer there, marks an absence, preserves an emptiness, configures an historical knot in which different temporalities intertwine, a territory located in the cartography of memories and an aesthetic crossroads, where architecture – or what remains – overflows into narratives. Keywords: Ruins; Poetics of destruction; Narratives.Referências
AGAMBEN, G. Desnudez. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2011.
BENJAMIN, W. Gesammelte Schriften I. Frankfurt: Suhrkamp, 1991a.
________. Gesammelte Schriften II. Frankfurt: Suhrkamp, 1991b.
________. Gesammelte Schriften V: Das Passagen-Werk. Frankfurt: Suhrkamp, 1991c.
CARERI, F. Walkscapes: O caminhar como prática estética. São Paulo: G. Gili, 2013.
DIDI-HUBERMAN, G. Cascas. São Paulo: Editora 34, 2017.
________. Lo que vemos, lo que nos mira. Buenos Aires: Manantial, 1997.
GAGOSIAN PREMIERS. Anselm Kiefer: Field of the Cloth of Gold. Gagosian Premiers, 23 março 2021. Disponível em: <https://gagosian.com/exhibitions/2021/anselm-kiefer-field-of-the-cloth-of-gold/>. Acesso em: 24 maio 2021.
GANDUGLIA, N. Historias mágicas del Uruguay interior. Montevideo: Editorial Planeta, 2008.
PEREIRA, O. Crónicas del Rosario: Molino Quemado. Montevideo: Prisma Ltda., 1982.
SMITHSON, R. Um passeio pelos monumentos de Paissac, Nova Jersey. New York: [s.n.], 1967. Disponível em: <https://www.ppgav.eba.ufrj.br/wp-content/uploads/2012/01/ae22_-Robert_Smithson.pdf>. Acesso em: 8 jun 2021.
Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)