As Ruínas do Moinho Queimado: o desdobramento poético da adversidade

Resumo

Resumo: O artigo estuda as poéticas da destruição através das ruínas do moinho queimado, hoje um museu, um lugar da memória e uma fonte de criação de relatos literários. Toda ruína exibe os vestígios do que já não está, assinala uma ausência, conserva um vazio, configura um nó histórico no qual se entrelaçam distintas temporalidades, um território localizado na cartografia das recordações e uma encruzilhada estética, onde a arquitetura – ou o que resta dela – se transborda em narrativas.   Palavras-chave: Ruínas; Poéticas da destruição; Narrativas.   Abstract: The article studies the poetics of destruction through the ruins of the burned mill, today a museum, a place of memory and a creating source for literary stories. Every ruin displays the traces of what is no longer there, marks an absence, preserves an emptiness, configures an historical knot in which different temporalities intertwine, a territory located in the cartography of memories and an aesthetic crossroads, where architecture – or what remains – overflows into narratives.   Keywords: Ruins; Poetics of destruction; Narratives.

Biografia do Autor

Sabina Sebasti, Universidade Federal de Pelotas - PPGE
Artista Visual. Doutoranda em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas. Bolsista CAPES. Mestre em Artes Visuais, Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, Universidade Federal de Pelotas (2016). Possui graduação em Licenciatura en Artes Plásticas y Visuales - Universidad de la Republica Uruguay (2013). Docencia em Nível Superior em Artes, Facultad de Artes, UDELAR, (2001 - 2007). Professora no curso Bacharelado em Produção e Política Cultural, Universidade Federal do Pampa (2017 - 2019). Possui formação interdisciplinar em Avaliação de Metodologias de Ensino. Pesquisadora em Educação Artística, com especial interesse em desenvolvimento de metodologias experimentais. Experiência em Artes Visuais com ênfase em  desenho e pintura.
Marcio Caetano, Universidade Federal de Pelotas
Pós-doutor em Currículo e Narrativas Audiovisuais, com apoio do PNPD-CAPES, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenador do Centro de Memória LGBTI João Antônio Mascarenhas (UFPEL/FURG/UFES/UFOB). Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com mestrado e doutorado em educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Como parte dos estudos de pós-graduação, realizou estágio no Programa de Estudios Feministas do Centro de Investigaciones Interdisciplinarias en Ciencias y Humanidades da Universidad Nacional Autónoma de México (CEIICH- UNAM). Docente na Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Colaborador no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Referências

AGAMBEN, G. Desnudez. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2011.

BENJAMIN, W. Gesammelte Schriften I. Frankfurt: Suhrkamp, 1991a.

________. Gesammelte Schriften II. Frankfurt: Suhrkamp, 1991b.

________. Gesammelte Schriften V: Das Passagen-Werk. Frankfurt: Suhrkamp, 1991c.

CARERI, F. Walkscapes: O caminhar como prática estética. São Paulo: G. Gili, 2013.

DIDI-HUBERMAN, G. Cascas. São Paulo: Editora 34, 2017.

________. Lo que vemos, lo que nos mira. Buenos Aires: Manantial, 1997.

GAGOSIAN PREMIERS. Anselm Kiefer: Field of the Cloth of Gold. Gagosian Premiers, 23 março 2021. Disponível em: <https://gagosian.com/exhibitions/2021/anselm-kiefer-field-of-the-cloth-of-gold/>. Acesso em: 24 maio 2021.

GANDUGLIA, N. Historias mágicas del Uruguay interior. Montevideo: Editorial Planeta, 2008.

PEREIRA, O. Crónicas del Rosario: Molino Quemado. Montevideo: Prisma Ltda., 1982.

SMITHSON, R. Um passeio pelos monumentos de Paissac, Nova Jersey. New York: [s.n.], 1967. Disponível em: <https://www.ppgav.eba.ufrj.br/wp-content/uploads/2012/01/ae22_-Robert_Smithson.pdf>. Acesso em: 8 jun 2021.

Publicado
2022-12-15
Como Citar
Sebasti, S., & Caetano, M. (2022). As Ruínas do Moinho Queimado: o desdobramento poético da adversidade. Paralelo 31, 2(19), 8. https://doi.org/10.15210/p31.v2i19.21256

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##